UFT recebe impressoras 3D e materiais comprados em parceria com MPF e Justiça Federal

As cinco impressoras 3D serão utilizadas para a produção de 5 mil protetores faciais pela universidade para atender demanda de Palmas

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu na última quarta (29), cinco impressoras 3D, 180 kg de filamento ABS e 500 folhas de acetato para a produção de protetores faciais para combater a covid-19 no estado. As impressoras e os materiais começaram a ser utilizados na produção dos protetores na quinta (30), após inspeção do Ministério Público Federal (MPF).

Em média, cada impressora leva uma hora para imprimir um suporte. Com as novas máquinas a produção será ampliada para produzir aproximadamente mais 80 suportes por dia para a montagem das máscaras. A produção atual na UFT é de 50 máscaras diárias, totalizando uma média de produção de 130 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por dia.

Ao todo, o MPF e a Justiça Federal compraram materiais para impressão de cinco mil máscaras de proteção, que atenderão exclusivamente o município de Palmas, o que possibilita que as impressoras atuais atendam outros interessados na produção dos EPIs como o estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, além do público interno da UFT e o Distrito Sanitário Especial Indígena no Tocantins (Dsei/TO).

Para o procurador da República, George Lodder, “é importante que os recursos das penas alternativas, que são resultado da punição por crimes cometidos contra a sociedade, possam servi-la, agora, em momento de grande necessidade”, ressaltou.

Após a fase de produção dos EPIs para atender o combate à pandemia de covid-19, essas cinco novas impressoras serão incorporadas ao acervo patrimonial da UFT para serem utilizadas em outras atividades acadêmicas e de pesquisa.