UFTM – Vídeo sobre direitos e deveres dos usuários do SUS é produzido por projeto de extensão

Diante da suspensão de atividades extensionistas no ambulatório Maria da Glória do HC/UFTM por causa da pandemia do coronavírus, o grupo do projeto de extensão “Direitos e deveres dos usuários do SUS”, que atuava junto a pacientes, acompanhantes e familiares, decidiu mudar sua ferramenta de trabalho para não interromper sua atuação.

Docentes do curso de Enfermagem, discentes da graduação e pós-graduação da UFTM e uma terapeuta ocupacional da rede municipal de Uberaba, que compõem a equipe do projeto, decidiram produzir um vídeo para divulgar as informações junto à comunidade acadêmica e fora da Universidade também. Antes, essa equipe do projeto produzia cartilhas impressas, com orientações fundamentadas em documentos do Ministério da Saúde, que eram distribuídas no Ambulatório, nos setores de Clínica Cirúrgica, Clínica Médica e Ortopedia do HC.

O projeto de extensão foi criado para trocar e compartilhar informações a respeito dos direitos e deveres dos usuários do SUS e possibilitar que pacientes e seus acompanhantes sejam multiplicadores das referidas informações na comunidade. Agora, o conteúdo está disponibilizado na internet, no Youtube, pelo canal do PET Enfermagem, e assim contribui com informações para a comunidade de uma forma geral, além da acadêmica.

“Acredita-se que a atenção à saúde deve se fundamentar não somente na realização de procedimentos e técnicas. É preciso construir um modelo de atenção que considere o indivíduo, assistido no cenário da saúde, como protagonista do seu projeto terapêutico e corresponsável por ele. Para isso, é fundamental possibilitar troca e instrumentalização para o autocuidado, a sua participação efetiva no cuidado”, explicou a professora Bethania Goulart, coordenadora do projeto.

Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=tslLZNfRX_4