UFV ajuda a diversificar atividades e fontes de renda na Semana do Produtor Rural

O professor Antônio falou, particularmente, sobre horticultura

A base da Semana do Produtor Rural é o conjunto dos cursos de capacitação oferecidos em diferentes áreas do conhecimento. São eles que reúnem professores, técnicos e estudantes da UFV-Florestal, profissionais parceiros – sobretudo os do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar Minas) – e um grande número de participantes em torno do objetivo principal de difundir conhecimentos e experiências. Os cursos expressam, muito bem, a extensão universitária.

Foi o desejo de trocar informações com especialistas e outros produtores rurais que levou Denísia Barbosa, de Belo Horizonte (MG), para a capacitação sobre Agroecologia e Agricultura Orgânica (foto acima). Ela encontrou, na Semana, a oportunidade de aprimorar sua plantação de hortaliças para consumo próprio sem utilizar defensivos agrícolas e incluindo os resíduos gerados na propriedade rural. Já Vely José Pedro, que acompanha o evento desde 1971 e foi homenageado durante a cerimônia de abertura da segunda-feira (22), está participando do curso porque quer transformar sua horta em uma horta orgânica e vender produtos para as escolas da região. Na sua opinião, “a Semana ajuda muito os produtores”. É por isto que ele vem para o campus todos os anos: “consegui ajudar minha mãe a formar todos (os filhos), só eu que não estudei. Mas, graças a Deus, a Universidade me deu esta oportunidade e eu agarrei com unhas e dentes”.

Conhecer o agroecossistema, de acordo com o professor Antônio Wilson Malta, é um dos primeiros passos do processo. Ele explicou que a capacitação aborda desde os micro-organismos que revitalizam o solo até a paisagem que envolve a plantação, considerando o clima, a luminosidade, o manancial hídrico e outros aspectos. Respeitar as regras da natureza torna o agroecossistema autogestor e saudável. Mas o curso, segundo ele, vai além destas noções: “sempre formamos um grupo no WhatsApp. A rede agroecológica é fundamental para que novos saberes possam vir a contribuir”.

A capacitação sobre Bebidas Artesanais (primeira foto abaixo) também tem mostrado novas perspectivas: tanto para a Semana do Produtor Rural, já que está sendo oferecida pela primeira vez e teve todas as vagas preenchidas rapidamente, quanto para os participantes. André Flávio de Rezende, por exemplo, tem um restaurante na Gameleira (MG), município de Florestal, e afirmou que pretende comercializar sua própria cerveja artesanal e novos drinques com licores no estabelecimento: “o curso veio para agregar muita na casa”.

Além de cerveja e licores de banana e de maracujá, a professora Karina Souza contou que os participantes estão aprendendo a fazer hidromel e poderão iniciar seus próprios negócios em breve. “Bebida é prática, não é uma receita perfeita, principalmente a artesanal”, deixou como dica. O curso é um incentivo inicial, ela explicou.

Oficinas técnicas

Vale destacar que, pela importância e demanda que recebem, os cursos de capacitação da 50ª Semana do Produtor Rural ganharam o reforço das oficinas técnicas do Senar Minas neste ano (última foto abaixo). De acordo com a técnica da Diretoria de Extensão e Cultura Dirce Maria Bezerra, elas têm como diferenciais a especialização e a curta duração – entre duas e quatro horas. Por isto, são indicadas para aqueles que querem trabalhar com um produto específico e não têm condições de permanecer no campus por muito tempo.

A parceria entre o Senar Minas e a UFV-Florestal é fundamental no processo de difusão de conhecimentos e experiências, como ressaltou o superintendente do Serviço no estado, Christiano Nascif. Segundo ele, este movimento, que acontece durante o ano todo e envolve profissionais das duas entidades, faz com que o agronegócio mineiro se destaque no cenário nacional. A Semana, especificamente, fortalece esta dinâmica: “neste momento, a gente se aproxima muito dos produtores”, afirmou.

Mais fotografia estão disponíveis em photos.app.goo.gl/m7hhAPe8TvP4peDg6. Outras informações podem ser obtidas no site www.spr.caf.ufv.br.