UnB oferta apoio psicológico à comunidade universitária durante a pandemia

Atendimentos psicológicos on-line, grupos de escuta e ações de estímulo ao bem-estar estão entre atividades ofertadas. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Para auxiliar a comunidade universitária no enfrentamento dos impactos da covid-19 e a lidar com a nova rotina após a retomada do calendário acadêmico de forma remota emergencial, a Universidade de Brasília oferece diversos serviços de apoio psicológico. As atividades ocorrem em formato on-line.

O Subcomitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial, vinculado ao Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) da UnB, atua junto à Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC), com o auxílio de equipe multiprofissional, na promoção de ações em saúde mental voltadas ao público universitário. Entre elas, está o projeto Laços na Saúde, iniciativa que estimula o diálogo sobre temas relevantes de saúde no contexto da pandemia.

AFETOS – Oficinas, palestras, rodas de conversa, grupos de discussão de filmes e materiais audiovisuais estão entre as atividades do projeto. Também há ações de incentivo ao bem-estar e à construção de relações saudáveis neste período de aulas a distância, como a iniciativa Posts de Afetos, resultado da parceria entre a Coordenação de Articulação de Redes para a Prevenção e Promoção da Saúde (CoRedes) e a Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (CoEduca), ambas estruturadas na Dasu.

A ação prioriza o estímulo à reflexão e ao registro de mensagens nas redes sociais que visem à promoção de aspectos como proteção, solidariedade, resiliência e afeto na convivência universitária remota ao longo do semestre letivo. Estudantes, docentes e técnicos podem participar com o envio de mensagens afetuosas para o e-mail coredes@unb.br. Os Posts de Afetos podem ser visualizados nas páginas no instagram da Dasu (@dasu_unb), da CoRedes (@coeducaunb) e do Grupo de Trabalho de Promoção e Prevenção em Saúde da UnB (@promoprev.unb).