UnB – Primeira aluna a se formar no curso de Museologia apresenta TCC

Estudante integrou primeira turma do curso, criado em resposta à demanda do mercado por profissionais preparados para atuar na pesquisa e difusão do patrimônio histórico

Anna Paula da Silva é a primeira aluna a se formar no curso de Museologia da Universidade de Brasília. A nova museóloga integrou a primeira turma, aberta no segundo semestre de 2009. Em junho, apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso, cujo tema foi a Documentação Museológica de acervos de Arte Contemporânea. Orientada pela professora Monique Magaldi, Anna Paula pesquisou a ferramenta Donato, utilizada para catalogação de acervos museológicos.

A criação do curso na UnB foi resultado da carência do mercado por profissionais capazes de trabalhar em diversas áreas do ramo. Além dos museus tradicionais, o museólogo atua nos centros culturais, centros de documentação e informação, galerias de arte, bibliotecas, sítios arqueológicos, universidades e escolas, por exemplo. Pode prestar serviços em qualquer instituição voltada à documentação, conservação, pesquisa e difusão do patrimônio histórico, além de planejar exposições, programas educativos para museus, desenvolver estratégias de gestão e de relacionamento com o público.

Em avaliação anual do Ministério da Educação, na qual os cursos de gradução do país são classificados em uma escala de 1 a 5, o curso de Museologia da UnB recebeu nota 4. “Ao receber a nota, estabelecemos nossa posição de curso de qualidade superior. Nós, professores, assumimos o compromisso de levar o curso rumo à excelência acadêmica?, afirma Silmara Klüster, coordenadora do Departamento de Museologia.

No mês de junho, o departamento foi contemplado pelo Edital de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça, com R$ 228 mil. O valor será revertido para a equipagem do Laboratório de Conservação Preventiva da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), onde funciona o curso de Museologia.

Para minimizar a deficiência dos laboratórios da FCI, o departamento mantém parceria com o Museu de Geociências da UnB, o Setor de Restaurações e Exposições da Biblioteca Central e a Casa de Cultura da América Latina.

RECONHECIMENTO – Desde a criação das primeiras turmas, são organizados eventos e ciclos de palestras com especialistas da área, com a finalidade de capacitar os alunos e promover o reconhecimento do curso dentro da própria universidade. No ano passado, um evento foi organizado para o lançamento do livro As raízes do futuro, do escritor francês Hugues de Varine. Em 2013, a professora Margaret Lopes promoveu a palestra As Ciências dos Museus na América Latina e, para o segundo semestre, estão previstos dois cursos de extensão na área de Preservação e três dias de atividades com um representante da Bienal de São Paulo.

Mesmo sendo um curso de conhecimentos multidisciplinares, que compila áreas como Sociologia, Antropologia e História, por exemplo, a Museologia carece de teóricos próprios que sirvam de referência aos estudantes e contribuam para a formação de uma bibliografia específica da área. “É fundamental que o estudante e o profissional de Museologia sejam pesquisadores, cooperem para dar mais corpo teórico à área e saibam se posicionar criticamente para mediar a experiência do público diante das exposições e propostas dos Museus”, defende Anna Paula. Ela pretende continuar os estudos na área. “Um dos meus planos é fazer mestrado?, conta a recém-formada.

(Taise Borges – Facto Agência para a Secretaria de Comunicação da UnB)

How to Care for Men’s Curly Hair
free games online brought headband

Free Articles Online Trend Alert
cheap prom dresses we didn’t have lots of shoes to match every outfit

Martin Margiela for H stash on 34th Street in NYC
cheap flights teens who enjoy rock or metal may opt for mostly tighter fitting

Tap Into The Freelance Jobs With The Highest Demand
forever 21 Using a sharp knife

Vinyl Stickers Are Prominent Products For Outdoor Advertisement
free online games according to Sarah Niblock

Peeling off the Layers for Performance
jeux fr what kinds of attires to put on hiking

Glimcher Realty Trust’s Discusses Q3 2012 Results
miniclip She smiled at me

Fashion Design School in Italy
kleider He loves his own diaper bag