UnB – Pró-reitores discutem metas do PNE em encontro nacional

Dirigentes de instituições de ensino superior de todo o Brasil reúnem-se para discutir as metas do Plano Nacional de Educação

Com o tema “PNG e PNE: convergências, metas e a formação dos professores”, ocorre de 20 a 22 de agosto, no auditório do Colégio Presbiteriano Mackenzie, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD 2015).

O ForGRAD reúne os pró-reitores de graduação ou ocupantes de cargos equivalentes das instituições de ensino superior públicas, comunitárias ou de centros universitários de todo o país, e tem por objetivos elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às pró-reitorias, em nível nacional e regional.

A atividade visa ainda contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de educação superior que busquem o pleno desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.

A principal pauta a ser tratada no ForGRAD 2015 será as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para educação superior, com um resgate histórico do Plano Nacional de Graduação (PNG) elaborado pela própria entidade em 1999 e suas convergências com o PNE atual.

Segundo o decano de Ensino de Graduação da UnB, professor Mauro Rabelo, atual presidente do ForGRAD, o evento será uma excelente oportunidade de troca de experiências entre os pró-reitores e de discussão sobre temas atuais de extrema relevância para a educação superior brasileira. “Vamos debater os desafios frente ao PNE, políticas e programas de acesso, sistema de avaliação, políticas institucionais de acessibilidade e acolhimento, estratégias de combate à evasão, curricularização da extensão, internacionalização, políticas e programas de formação de professores para a educação básica, o PIBID e desenvolvimento profissional docente na educação superior”, afirma.

O resultado dessa discussão será a apresentação da “Carta de Brasília” a ser encaminhada para o Ministério da Educação, em especial para a Secretaria de Educação Superior (Sesu) e o Conselho Nacional de Educação (CNE). Também será eleita a nova diretoria para a gestão 2015/16.
O ForGRAD é uma realização do Decanato de Ensino de Graduação da UnB, UniCEUB, IFB, IESB, UniEURO, Colégio Presbiteriano Mackenzie, UDF e UCB e conta com o apoio dos seguintes parceiros: AutoTrac, Polaris, Cebraspe e Cespe.

SERVIÇO
ForGRAD Nacional 2015 – “PNG e PNE: convergências, metas e a formação dos professores”
Local: Colégio Presbiteriano Mackenzie – SHIS – Ql 05 Chácaras 74 a 79
Lago Sul – DF
Data: 20 a 22 de agosto

CONTATO
Mais informações e horário do translado no site http://www.forgrad.org

Pedro Wolff – Do Decanato de Ensino de Graduação da UnB