UnB realiza conferência inédita para formulação de política de promoção da saúde

Evento on-line nos dias 22 e 23 de outubro mobiliza comunidade acadêmica na discussão de estratégias voltadas à temática. Inscrições estão abertas

Envolver todos os segmentos da comunidade acadêmica no debate sobre os eixos prioritários para promoção da saúde é um dos principais objetivos da Conferência UnB Promotora da Saúde, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro e está com inscrições abertas. O evento será todo on-line, transmitido pelo canal da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC) no YouTube.

Os dois dias de conferência terão programação ampla e diversificada. Na quinta-feira (22), a mesa de abertura terá a participação da reitora Márcia Abrahão e do decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio da Costa, além de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil. O assunto central também ganhará amplitude em três mesas-redondas.

Já a sexta-feira (23) será dedicada aos grupos de trabalho para definição de propostas para construção da política de promoção da saúde da UnB. Os grupos serão divididos entre os temas: Saúde Mental; Articulação de Redes para Prevenção e Promoção da Saúde; Processos Educativos Promotores de Saúde; Diversidade e Direitos Humanos; Ambientes Saudáveis e Sustentáveis; Acessibilidade e Inclusão Social; Envelhecimento Saudável e Participativo e Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador.

“A conferência é uma forma de efetivar a política de Universidade Promotora da Saúde (UPS) e de a comunidade toda se envolver nesse processo, porque um dos princípios da promoção da saúde é a mobilização comunitária, a troca dos diferentes saberes e a resolução conjunta de problemas que afetam a todos”, diz a professora Larissa Polejack, diretora da Dasu.

ATUAÇÃO INTEGRADA – A UnB está presente no movimento das UPS desde 2016, como integrante da Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras de Saúde (Riups). A entidade articula instituições de ensino em nível internacional para impulsionar ações na temática, com apoio das organizações Pan-Americana da Saúde (Opas) e Mundial da Saúde (OMS).

Em âmbito nacional, a UnB foi protagonista na constituição da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups). Essa, no entanto, será a primeira conferência direcionada ao público da Universidade com foco no debate e na elaboração de políticas de promoção de saúde.

De acordo com Hiram Arroyo, presidente da Riups, as UPS são “instituições de ensino superior que desenvolvem uma cultura organizacional orientada aos valores e princípios associados ao movimento global de promoção da saúde, apoiada por uma política institucional para o fomento e a permanência dessas ações”.

Matéria disponível em: http://noticias.unb.br/125-saude/4505-unb-realiza-conferencia-para-definir-politica-de-promocao-da-saude