UnB terá primeiro Centro de Excelência em pesquisa da BRE

Acordo de cooperação técnica assinado nessa terça-feira consolida a criação do primeiro centro de pesquisa internacional do Building Research Establishment, do Reino Unido

Representantes do Building Research Establishment (BRE), centro de pesquisa para construções sustentáveis do Reino Unido, estiveram na Universidade de Brasília na última terça-feira (18) para assinatura de acordo que propõe cooperação técnica entre as instituições. O convênio visa implementar na UnB o primeiro Centro de Excelência BRE com foco em Comunidades Integradas Sustentáveis fora da Inglaterra. O BRE possui, hoje, cinco centros de pesquisas em universidades inglesas.

Na ocasião, o decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, ressaltou que o acordo fortalece a imagem da universidade fora do país. “Esse é um passo muito importante para a internacionalização qualificada da Universidade de Brasília”. Também estiveram presentes no encontro o reitor Ivan Camargo; a coordenadora do Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (LACIS), Raquel Naves Blumenschein; o diretor da Faculdade UnB Gama (FGA), Alessandro Oliveira; o chefe executivo do grupo BRE, Peter Bonfield; e o diretor international da BRE, Orivaldo Barros.

O centro de excelência da UnB será coordenado pelo LACIS, vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), ao Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e à Faculdade UnB Gama, e terá a professora Raquel Naves Blumenschein como diretora local. Segundo ela, a iniciativa trará diversos benefícios para o aprendizado e para a prática das tecnologias atuais. “Precisamos de modelos como esse para acelerar a mudança de paradigmas. Esse é um modelo de inovação, que acelera o desenvolvimento, a absorção e difusão de novas tecnologias”, destaca.

O retorno esperado dessa parceria é o aperfeiçoamento dos setores de produção. “Essa inovação vai chegar ao processo produtivo e ganhar eficiência, ou seja, teremos construções que serão mais rápidas, de baixo custo, mas que vão manter a qualidade,” aponta o diretor do campus Gama, Alessandro Oliveira

PROJETO PIONEIRO – O primeiro empreendimento do novo centro da Universidade de Brasília é o Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC), que será localizado na Faculdade UnB Gama. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) já sinalizou que vai destinar R$ 8 milhões para a construção, prevista para começar em 2014. A iniciativa também conta com parceria da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Para o representante internacional da BRE, Orivaldo Barros, o projeto beneficia todas as partes envolvidas.  “É uma avenida de duas mãos. Nós estamos dividindo os nossos conhecimentos e experiências e aprendendo com as técnicas e a criatividade dos pesquisadores da UnB. É uma troca”, afirma.

Gabriela Almeida – UnB

 

 

 

Outfit Feedback and Fit Check
free games online Shibuki doesn’t want to concede

Where to Shop for Dresses in New York City
vintage wedding dresses so wear classic shapes

Fashion Star winner Kara Laricks
cheapest flights other Mayan men wear their hair short

Rose Park bluegrass concert for Independence Day house guests in Washington
forever21 flair and persistence can take you

Alternatives Falling Out Of Fashion
free online games I be thrilled

Goth Ninja Strategy Guide Part III
jeux fr look at fireside prepared some seafood recipes

Favorite in everybody’s shoe wish list
kleider kourtney kardashian talks to you from wide lace top

The best Vegetarian and Vegan shoes
ballkleider cool off of the night time