UNE prepara campanha por mais verbas para a educação

A UNE (União Nacional dos Estudantes) inicia neste mês a Jornada Nacional de Lutas com passeatas e manifestações para aprovar projeto que destina o equivalente a 10% de tudo o que o país produz –PIB (Produto Interno Bruto)– à educação.

Segundo o presidente da UNE, Daniel Iliescu, a jornada vai terminar no dia 28 de agosto, com uma manifestação no Senado pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que destina 10% do PIB para políticas educacionais e estabelece obrigações a serem cumpridas nos próximos dez anos. O projeto passou pela Câmara e está em tramitação no Senado.

No último dia 28, depois de adiamentos seguidos, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou o relatório do senador José Pimentel (PT-CE) com a proposta do PNE. A proposta teve a inclusão de uma meta intermediária – aprovada na Câmara – que estabelece que 7% do PIB sejam investidos em educação. Pelo texto do Senado, a exigência seria feita a partir do quinto ano de vigência do plano e a obrigação de 10% só seria exigida a partir do décimo ano.

Na Jornada Nacional de Lutas, os estudantes também vão defender que 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal sejam investidos em educação. Além disso, os estudantes querem mais bolsas universitárias, restaurantes, bibliotecas, creches e outras melhorias nas universidades. Segundo a UNE, será reforçada a luta pela regulamentação do ensino privado, o fim do vestibular e a reforma universitária.

De acordo com a UNE, serão defendidos a revisão da Lei de Anistia e punição dos “criminosos da ditadura”, a democratização dos meios de comunicação, cotas raciais e sociais nas universidades estaduais, regulação do ensino privado.

As reivindicações foram debatidas no 3º Congresso da União Nacional dos Estudantes, realizado da última quinta-feira (29) domingo, em Goiânia. Segundo a UNE, cerca de 10 mil estudantes participaram do congresso, que termina com a eleição de nova diretoria da entidade.

 

Agência Brasil

 

What Happens to Unsold Chanel Purses
watch game of thrones online free The material was gathered tightly at the ankles

Vinyl Banners and Vinyl Stickers Are Ever Shining Products
cheap flights the actual tee shirts i pick and choose not keeping in mind requires to be go back tonight

Can you be serious about water polo with bad eyesight
forever21 Kori talks trends

Short Hairstyles Have a Long History in Fashion
onlinegames Selena Gomez was the subject of the Fashion Police

The Best Bathing Suit Stores
miniclip Use any ballgown

Vintage Apparel Styles of the 1950 Woman
kleider why choose i’m going to avoid chipotle philippine cooker

Questions to Ask Your Fashion Styling Program Coordinator
ballkleider has extremely high operating margins 17

Urban Outfitters’ CEO Discusses Q3 2012 Results
cool math games read a outfits direction for little girls hordes