Unicamp abre laboratórios a alunos da rede pública

Universidade vai receber 700 alunos do nono ano

A Unicamp e a Prefeitura de Campinas (93 km de São Paulo) iniciaram ontem um programa que leva alunos do ensino fundamental aos laboratórios da universidade.

Até o final do ano, cerca de 700 estudantes do nono ano de seis escolas municipais participarão do programa.

Em torno de 130 alunos por vez terão aulas práticas em um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia da Unicamp. Ontem, estudantes das escolas Raul Pila e Clotilde Von Zuben conheceram mais de perto noções como DNA, células-tronco e nanotecnologia.

“Encontramos glóbulos brancos e vermelhos. Com certeza é mais interessante ver do que ficar sentado escutando”, disse a aluna Mayara da Silva Souza, 14.

“Tivemos que dar bronca em um aluno porque ele não queria passar para a próxima atividade, de tão interessado por um equipamento de física”, disse o professor Waldemar Ioriatti Junior.

Segundo o secretário de Educação José Tadeu Jorge, os temas serão integrados com as disciplinas da sala de aula. “Frequentar laboratórios altamente qualificados é um reforço na aprendizagem. Além de estimular futuros profissionais”, disse.

A coordenadora do programa, Sara Saad, informou que a intenção é expandir as ações. “Todo mundo já saiu de uma aula de física sem entender nada. Queremos vencer essa barreira e passar dos conceitos abstratos para um ensino que ajude no cotidiano desses alunos.”