UNIFAL-MG adere à plataforma de educação do Google – G Suite for Education; servidores, discentes e colaboradores terceirizados terão acesso ilimitado a diversos serviços

A partir de segunda-feira, 27/07, servidores, discentes e colaboradores terceirizados da UNIFAL-MG passarão a contar com uma conta institucional no G Suite for Education, plataforma de educação do Google que permite acesso e espaço ilimitado em diversos serviços.

Entre as principais ferramentas estão o Gmail, que vai substituir o atual e-mail institucional Zimbra; o Google Drive, para armazenamento de arquivos; o Google Docs, para construção colaborativa de documentos; o Classroom, ambiente virtual de aprendizagem simplificado; os Grupos, que vão substituir as listas de e-mail; o Meet, para reuniões on-line; o Google Agenda, e muitos outros aplicativos.

Segundo Marcelo Penha Fernandes, diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG, unidade que desde março vem trabalhando na adesão à plataforma, todas as ferramentas têm espaço ilimitado de armazenamento, o que facilitará o desenvolvimento das atividades acadêmicas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir de 3 de agosto. “Essas ferramentas vão trazer mais agilidade e confiabilidade na execução do trabalho remoto, além de facilitar a implantação do Estudo Remoto Emergencial, uma vez que os serviços ficam hospedados na nuvem do Google, desonerando o datacenter da UNIFAL-MG e a equipe do NTI, além de oferecer mais estabilidade no acesso aos serviços”, afirma.

O reitor, professor Sandro Amadeu Cerveira, também enfatiza a contribuição das ferramentas da Google para o ERE e afirma que o serviço possibilitará maior inclusão de colaboradores e discentes. “A expectativa e esforço da Reitoria é para que essas ferramentas possam servir, cada vez mais, para que nossa Universidade seja de qualidade e inclusiva”, destaca. Assista ao vídeo em que o reitor anuncia a adesão da Universidade ao G Suite

Como será o acesso às ferramentas?

O primeiro passo para acesso é ativar a conta por meio do link https://gsuite.unifal-mg.edu.br/gsuite/ativarconta. Após a ativação, o acesso, tanto ao e-mail quanto às demais ferramentas do G Suite, poderá ser feito pelo link gsuite.unifal-mg.edu.br ou pelo ícone correspondente no topo da página principal da UNIFAL-MG. Nesta página, estará disponível ainda o link de acesso ao Zimbra, para consulta aos e-mails recebidos antes da migração do serviço.

Assim que o NTI fizer a alteração para o G Suite, todos os novos e-mails serão encaminhados para a conta do usuário no G Suite (Gmail) e o Zimbra da UNIFAL-MG deverá ser usado apenas para consulta das mensagens antigas.

Para servidores e colaboradores, o acesso à conta utilizará o mesmo login e senha institucional (nome.sobrenome). Os colaboradores poderão usar o e-mail nome.sobrenome@colab.unifal-mg.edu.br. Os discentes receberão um e-mail com o formato nome.sobrenome@sou.unifal-mg.edu.br. “Buscamos, junto a outras ações de comunicação, reforçar o vínculo do acadêmico, com a Universidade”, diz Marcelo.

Conforme Marcelo, após a disponibilização do G Suite, o NTI informará como será feita a migração do conteúdo das caixas de e-mail do Zimbra e dos arquivos do Samba, usado para armazenamento. Para essa migração, as unidades da UNIFAL-MG deverão se atentar para as informações repassadas no processo SEI 23087.010845/2020-58 que trata da classificação de informações sigilosas e seu armazenamento na nuvem.

“É importante ressaltar que todas as senhas deverão seguir o padrão de segurança da normativa vigente de Credenciais de Acesso (Login Institucional) da UNIFAL-MG”, reforça Marcelo, dizendo que caso a senha não esteja de acordo com a normativa, quando o usuário ativar sua conta no G Suite será solicitada a troca da sua senha, que passará a valer para o acesso a todos os sistemas institucionais. “Os discentes que possuem mais de um vínculo e, portanto, mais de uma matrícula, terão suas senhas unificadas em todas as contas”, informa o diretor do NTI.

Marcelo enfatiza que a migração da conta @unifal-mg.edu.br para a infraestrutura do Google não possui qualquer relação com o uso de contas pessoais que porventura o usuário já possua. Dessa forma, qualquer redirecionamento de mensagens que existia configurado no Zimbra deixará de existir após a migração. “Caso entenda que seja necessário algum redirecionamento, mesmo com todas as vantagens, como espaço ilimitado, que o G Suite da UNIFAL-MG possui, será necessário acessar o Gmail UNIFAL-MG e configurar novamente possíveis redirecionamentos”, esclarece.

Normas de uso do serviço disponíveis do G Suite

Todas as decisões, desde a adoção da plataforma até às normas que regem o uso do serviço, foram aprovadas pelo Comitê de Governança Digital, órgão colegiado que define as diretrizes da área de Tecnologia da Informação da UNIFAL-MG

A adesão ao G Suite for Education atende aos objetivos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da UNIFAL-MG, aprovado pelo Conselho Universitário em maio de 2020, no que diz respeito à necessidade de “ampliar as ferramentas de colaboração e comunicação para as atividades fim, propiciando maior interação entre os campi, ampliação de recursos para educação a distância e minimização de deslocamentos.”

“O Plano Diretor de Tecnologia da Informação previa o cumprimento desses objetivos em Dezembro de 2020, entretanto esse planejamento foi alterado devido à nossa atual situação de trabalho remoto e ensino remoto emergencial”, afirma Marcelo.

Proteção de Privacidade do Google

O Google fornece às instituições os serviços do G Suite seguindo a Lei de Proteção da Privacidade On-line (COPPA, na sigla em inglês) e a Lei dos Direitos Educacionais e da Privacidade da Família (FERPA, na sigla em inglês). Esses serviços não exibem anúncios e não usam as informações presentes neles para fins publicitários. O Google não se considera proprietário dos dados dos clientes nos serviços do G Suite, e isso é afirmado no contrato, na seção “Propriedade intelectual”.

Mais informações sobre privacidade serão divulgadas no endereço www.unifal-mg.edu.br/nti/gsuite, assim como informações sobre ativação da conta, FAQ, informações legais, contatos para suporte e tutoriais de utilização.