UNIFAL-MG integra força-tarefa para recuperar municípios da Bacia do Rio Doce

Grupo trabalha com propostas para equacionar danos após rompimento de barragem da Samarco

A UNIFAL-MG, representada pelo professor Edmo Rodovalho, do Instituto de Ciência e Tecnologia, do campus Poços de Caldas, participou de uma reunião da força-tarefa criada pelo Governo de Minas Gerais, para definir e implementar ações para recuperar os municípios afetados pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana.

Realizada no dia 17/12, na Cidade Administrativa, a reunião contou com representantes do governo estadual e dos municípios atingidos, além de pesquisadores também da USP, Ufop e UFMG, e da FAPEMIG, que estão trabalhando em propostas para equacionar os danos materiais, ambientais e humanos causados pela tragédia.

De acordo com o Prof. Edmo, na oportunidade, um grupo de universidades expôs uma abordagem de mineração sustentável que possui várias frentes de atuação, como: infraestrutura, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico, recursos hídricos e técnicas de mineração responsável. “Nas próximas reuniões serão apresentadas várias propostas da UNIFAL-MG com o objetivo de atender as demandas da população das cidades atingidas e da sociedade”, explicou.

Segundo o pesquisador, neste primeiro momento, as áreas prioritárias são recursos hídricos, infraestrutura e mineração responsável. “A UNIFAL-MG possui pesquisadores com credibilidade para atuar em todas estas esferas.  Nossa visão é transformar a mineração extrativista em mineração sustentável através da adoção de métodos atualizados”, enfatizou.

O objetivo principal da participação da Universidade nessa força-tarefa é contribuir para solucionar os danos que estão sendo levantados nos municípios da Bacia do Rio Doce, uma vez que a UNIFAL-MG já possui um grupo de docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia que desenvolve ações sustentáveis na mineração. “Este grupo já atua em parceria com empresas públicas e privadas visando implementar aspectos de sustentabilidade na mineração na região de Poços de Caldas e no Sul de Minas Gerais. Como exemplo, podemos citar a análise de viabilidade do uso alternativo das instalações administrativas da INB no município de Caldas-MG,  iniciativa que está em andamento e conta com apoio da prefeitura daquele município”, conta Prof. Edmo, informando que a ação visa implementar um ciclo de desenvolvimento tecnológico e geração de conhecimento na cidade por meio da criação de um centro de pesquisa no local. “Este tipo de iniciativa é capaz de diversificar as atividades produtivas realizadas no município e auxilia no atendimento de várias demandas da população”, salienta.

Além desses trabalhos, a UNIFAL-MG participa regularmente de reuniões com a Associação de Mineradores onde mantém um canal ativo de diálogo com a indústria visando desenvolver e aprimorar as atividades ligadas à mineração em toda a região de Poços de Caldas e Sul de Minas Gerais.

“Outras reuniões da força-tarefa serão realizadas em breve e a atuação de nosso grupo continuará. Estamos muito motivados em contribuir com a sociedade na superação de todos estes desafios”, finaliza o pesquisador da UNIFAL-MG.

Ana Carolina Araújo – Universidade Federal de Alfenas