UNIFAL-MG participa de projeto multicêntrico sobre vacina contra febre amarela

Prof. Luiz Cosme Cotta Malaquias está contribuindo com estudo desenvolvido pela Fiocruz

Com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG, o pesquisador da Universidade, Luiz Cosme Cotta Malaquias, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), está participando de um projeto multicêntrico sobre a duração da vacina contra febre amarela, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o Prof. Lui z Cosme, desde 2013, mais de 300 amostras de soros de indivíduos, coletadas em Alfenas, foram processadas no Laboratório de Vacinas da Universidade e enviadas aos Laboratórios de Virologia e Bioindicadores do Instituto Oswaldo Cruz e Centro de Pesquisas Rene Rachou, ambos da Fundação Oswaldo Cruz. “Os resultados desta pesquisa mostram uma menor imunogenicidade da vacina contra febre amarela em condições de rotina dos serviços de imunização quando comparado com os estudos controlados e apontam para uma provável necessidade de um tempo menor para a dose de reforço para garantir uma maior proteção”, revela o pesquisador, acrescentando que novas pesquisas estão em andamento para avaliar os níveis de proteção em indivíduos revacinados.

O primeiro trabalho do grupo, que conta também com a parceria do Instituto de Biologia do Exército e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas, foi aceito para publicação em uma conceituada revista da área de vacinas, Vaccine, com o título “Duration of post-vaccination immunity against yellow fever in adults”.

Para o professor, a oportunidade de participar de um projeto dessa grandeza, coloca a UNIFAL-MG em posição privilegiada, uma vez que além de divulgar a Instituição nacional e internacionalmente, possibilita a oportunidade de estabelecer parcerias, como a estabelecida com o Centro de Pesquisas René Rachou, por exemplo, o que favorece a captação conjunta de recursos financeiros em  agências de fomento. “Alunos de graduação e pós-graduação estão sendo enviados a um dos laboratórios parceiros para realização de experimentos de suas dissertações. O estabelecimento de colaborações com outras instituições é um item que é utilizado pela Capes na avaliação de programas de pós-graduação e isto poderá impactar positivamente na melhoria do conceito de programas institucionais”, explica.

Ao comentar sobre a sua satisfação pessoal em poder contribuir para a pesquisa, Prof. Luiz Cosme salienta a possibilidade de poder trabalhar com colegas pesquisadores e a troca de experiências. “Dois pesquisadores que integram o projeto foram meus contemporâneos durante a pós-graduação – Prof. Olindo Assis Martins Filho e Profa.Iramaya Rodrigues Caldas. A troca de experiências, o estabelecimento de parcerias e as publicações são eventos muito positivos na carreira profissional”, avalia.

Acesse a publicação da primeira etapa do trabalho do grupo na revista Vaccine

Patricia de Cassia -Assessoria de Comunicação Social

A Push to Stop Smoking Marijuana
watch game of thrones online free which leads to a lot of purchasing power

7 simple steps to get best deals from wholesale clothing distributors
free games online They punctured his neck with two holes

7 Louis Vuitton Monogram Multicolore Speedy 30
cheapest flights My favorite toyFashion Queen Barbie was the first barbie I ever had

Dick’s Sporting Goods celebrates Grand Opening this weekend
forever 21 jacket and elegance to full figured ladies and young adults

Most Common Fashion Mistakes Part I
free online games has died after nine daysin a coma

A quick and dirty guide to Levi 501 STFs
games just what is orthodox cherokee american indian tank top

Simon Fashion Now runway showing a huge success
kleider look for a smaller but not too small print

model who traded a life in fashion and subsequently
cool math games lingerie solutions and lingerie accessory brands