UNIFAL-MG – Usina Fotovoltaica vai gerar energia limpa à comunidade

No mês de dezembro, começaram as instalações da usina fotovoltaica no campus de Poços de Caldas da UNIFAL-MG, ação que faz parte do projeto “Alocação Ótima e Avaliação dos Impactos dos Níveis de Penetração da Geração Fotovoltaica no Desempenho da Rede de Eletricidade”, coordenado pela professora Izabella Carneiro Bastos, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT).

A usina será composta de placas solares, inversores, cabeamento, automação e sensores, que estão sendo instalados no prédio F e G do campus. “Com essa estrutura, será possível à geração de energia limpa e, dessa forma, reduzir a utilização da energia elétrica convencional”, explica a coordenadora.

Segundo Profa. Izabella, os valores dos equipamentos e montagem ficaram em torno de R$ 550 mil. “O projeto total tem o valor estimado de R$ 1.307.493,60 com cooperação entre UNIFAL-MG; o Departamento Municipal de Eletricidade (DME), concessionária responsável pela distribuição e por parte da geração de energia elétrica para todo o município de Poços de Caldas, e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).”

De acordo com a coordenadora, além dessa redução, estudos e pesquisas na área acontecerão no laboratório aplicado à pesquisa de eficiência energética, estrutura também integrante do projeto.  “A usina será toda automatizada e monitorada por um software que captará informações em tempo real para serem analisadas. Sendo a estrutura de automação e sensoriamento da usina um grande pilar inovador para pesquisas da área”, ressalta.

O projeto proporcionará a geração de produções acadêmicas para graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG, como a dissertação do engenheiro Daniel Oliveira Guimarães, integrante do projeto e mestrando da Universidade, que irá defender sua pesquisa com base em dados da usina. “A área de energia renovável vem crescendo, as tecnologias evoluindo e se tornando uma área interessante e promissora para se pesquisar e trabalhar”, comenta Daniel.

Saiba mais sobre o projeto:

Parceria prevê projetos de pesquisa em eficiência energética para o campus Poços

UNIFAL-MG realiza troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED

Colaboração: Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas, campus Poços de Caldas