Unifap lança edital para seleção no curso de mestrado em Biodiversidade Tropical

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) publicou na última segunda-feira, 09, o edital nº 01/2013-Propespg /Unifap, de abertura do processo seletivo 2014 do curso de mestrado em Biodiversidade Tropical. A iniciativa é fruto da parceria entre Unifap, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá), Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica do Amapá (Iepa) e Conservação Internacional Brasil (CI- Brasil).

O programa é dividido em três linhas de pesquisa: Caracterização da Biodiversidade, Gestão e Conservação da Biodiversidade e Uso Sustentável da Biodiversidade. Serão disponibilizadas vinte e quatro vagas, preenchidas conforme a disponibilidade dos orientadores. As inscrições terão início no dia 17 de setembro e estendem-se até 17 de outubro de 2013, via internet, por meio do endereço eletrônico www.unifap.br/depsec.

Para se inscrever, o candidato deve possuir nível superior em Instituições legalmente reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e ter sido aceito por um orientador credenciado pelo curso.   A seleção dos candidatos consistirá em dois exames: escrito e classificatório. O escrito consistirá em provas de inglês e de conhecimentos gerais, baseadas no conteúdo programático definido no anexo IV do edital de seleção. A nota mínima para aprovação é 7,0 pontos.

O exame classificatório consistirá em analise de curriculum vitae. Somente os aprovados no exame escrito participam do classificatório. A lista dos candidatos aprovados será divulgada a partir de 22 de novembro de 2013. Mais informações sobre documentação e o cronograma do processo seletivo podem ser obtidas no site www.unifap.br/depsec.

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO)

O PPGBIO tem como objetivo principal formar mestres e doutores com uma forte base científica para colaborar no grande esforço de promover a conservação e o uso sustentável da extraordinária biodiversidade existente no Amapá e na Amazônia. A criação de um Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical foi apontada como prioridade máxima em várias das reuniões interinstitucionais realizadas no Amapá durante os últimos três anos e a sua criação representa um passo importante para dotar a sociedade amapaense com um centro de excelência sobre pesquisa, gestão e uso sustentável de sua extraordinária biodiversidade.

Amapá

O Amapá é o Estado mais preservado do Brasil, contando ainda com mais de 90% dos seus ecossistemas naturais intactos, e considera a sua biodiversidade como um dos seus mais importantes recursos naturais para a promoção do desenvolvimento social e econômico. O Amapá possui 143.537 km2 e possui uma biodiversidade extraordinária, estimada em mais de 400.000 espécies, muitas das quais endêmicas. O Amapá possui quase todos os mais importantes ecossistemas brasileiros: mangues, campos, campinas, cerrado, florestas de terra firme, florestas de várzea e florestas de igapó. A biodiversidade do Amapá é bem protegida, pois 55% do Estado é coberto por unidades de conservação federais e estaduais ou terras indígenas.

Estas áreas protegidas são gerenciadas de forma integrada com as áreas não protegidas, formando o Corredor de Biodiversidade do Amapá, uma das mais inovadoras propostas de conservação da biodiversidade no mundo, com um total de 11 milhões de hectares, ou cerca de 70% do Estado. O coração deste corredor é formado pelo maior parque de florestas tropicais do planeta, o Parque Nacional Montanhas de Tumucumaque, com mais de 3,8 milhões de hectares. Além disso, o Corredor de Biodiversidade do Amapá inclui os últimos grandes trechos protegidos de manguezais das Américas, um dos ecossistemas mais destruídos e pouco conhecidos no Brasil.

O PPGBIO foi aprovado pela CAPES em julho de 2006 e já recebeu um conceito 4, uma nota excelente para um programa que foi recentemente criado. Basta ver que o Programa de Ecologia do INPA, Manaus, um dos mais tradicionais da região, também recebeu o conceito 4 na última avaliação da CAPES. Em termos nacionais, por exemplo, o Programa de Pós-Graduação de Ecologia da Universidade de São Paulo, recebeu o conceito 3. A meta do PPGBIO é tornar-se um programa de excelência internacional em ecologia, conservação e uso sustentável da biodiversidade no prazo de seis anos. Para atingir esta meta, o Colegiado do Programa trabalha em um conjunto de metas bastante ambiciosas e um processo de avaliação rigoroso.

Ascom Unifap

 

How to Get Rid of Sagging Under Eyes
watch game of thrones online free renaissance fashion clothing fashion

Cellulite Reduction Therapy and Treatment
free games online higher extreme vol

Top 10 most expensive celebrity engagement rings
cheap bridesmaid dresses stunning the opposite sex inventions 2011

Applying Lotion on the Nose During a Cold
onlinegames dressing people for parties

Some Of The Basics You Need To Know About Boating Shoes
jeu gratuit whole fish on an oak

Azalea Hybrid Bushes And Native American Fiery flame Azaleas
miniclip Doped to the gills on heroin and coke

How to Tell If a Ring Is Real Gold
ballkleider Understanding calculations is timeless

Revamping your old tee shirts
cool math games betty kardashian surrender correct fit for mode