UNIFAP – Novembro Azul:  promove campanha educativa nas redes sociais

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por neoplasias entre homens no Brasil.

Novembro é o mês de combate mundial ao câncer de próstata. A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) apoia a campanha nacional com ações educativas em seus canais oficiais de comunicação. Durante esse período serão compartilhadas ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a incidência dessa patologia em 2020 foi de 65.840 novos casos, o que corresponde a 29,2 % do total de diagnósticos de todas as neoplasias em homens, e a segunda maior causa de morte, com 15.576 óbitos, 13.3%. #UNIFAPEmdefesadaVida

Fatores de risco
A idade é considerada um fator de risco importante, dado o aumento significativo na incidência e mortalidade após os 50 anos. Outros fatores apontados como desencadeadores da doença são a hereditariedade, gordura corporal e hábitos alimentares não saudáveis.

Exposições em indústrias químicas, mecânica e de transformação de alumínio, arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, fuligem e dioxinas também estão associadas ao câncer de próstata.

Prevenção
O câncer da próstata pode ser identificado com a combinação de dois exames: dosagem de PSA: exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico; e toque retal: como a glândula fica em frente ao reto, o exame permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença).

No Amapá
Este ano, o Governo do Estado do Amapá (GEA) unificou as campanhas sobre prevenção do câncer de mama e de próstata: Outubro Rosa e Novembro Azul. Na quinta-feira, 19, está prevista a Roda de Conversa – Promoção da Saúde do Homem: Perspectivas e Desafios, com a equipe da CPAS.

No dia 28 de novembro o debate será sobre prevenção e auto cuidado em saúde do homem, com a equipe da Unacon. A programação será no formato de vídeos em tempo real por meio das redes oficiais do GEA.

Novembro Azul
O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

É o câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos – cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.