UNIFAP – Reitora recebe comitiva do governo do estado em obras do HU

A reitora da Unifap, professora Eliane Superti, recebeu na manhã do último sábado, 27, o governador do Amapá, Waldez Góes, no canteiro de obras do Hospital Universitário da instituição. A comitiva do governo, formada por secretários de estado, além de alguns deputados federais e estaduais, pôde conferir o andamento da empreitada do HU durante visita pelos blocos já edificados.

A reitora agradeceu a bancada parlamentar federal e lembrou que em 2014, após reunião com o governador, este se colocou à disposição para ajudar na articulação que destinaria a verba ao HU. O governo do estado tem prioridade nos recursos de bancada. No entanto, a partir da apresentação do projeto do HU defendido pela professora Superti, optou-se, em conjunto com deputados federais e senadores, que os recursos seriam aplicados no Hospital.

Em 2014, a crise já se acentuava no Brasil e a Universidade via seus recursos serem reduzidos gradativamente em consequência do cenário que se apresentava. “Para conseguir o apoio da bancada, era necessário que o governo do estado se colocasse a favor da ideia. E imaginar que seriam empenhados R$ 100 milhões em uma única obra, em tempos onde não há dinheiro para tocar os serviços públicos, e que esta não se conclui ao fim do mandato do govenador, é característico de um estadista”, ressaltou a reitora.

Waldez Góes destacou que as conquistas têm que ser comemoradas em dobro em épocas de crise. “Não é fácil materializar um projeto deste porte diante do cenário econômico vivido no país nos últimos anos. Superti é um exemplo de desempenho. Tem cumprido com excelência o seu papel de reitora e cria ambientes favoráveis por meio de articulações”, avaliou o governador.

Ao final do encontro, foi sinalizado pelo governo do estado apoio para aquisição de um helicóptero que servirá ao HU.

O HU será um hospital de média e alta complexidades e terá 40 mil metros quadrados dentro do campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). Vai contar com 300 leitos. Desses, 60 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 240 para internação. O hospital terá serviços de triagem especializada, com serviço de atendimento de urgência e emergência; Unidade de Apoio Diagnóstico e Terapia, que oferecerá serviços de diagnóstico por imagem (radiologia, hemodinâmica, tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética, endoscopia e exames oftalmológicos), Métodos Gráficos (eletrocardiograma, eletroencefalograma, urodinâmica, entre outros), Patologia Clínica e Anatomia Patológica; centro cirúrgico com dez salas de cirurgia; unidade de apoio técnico com nutrição, farmácia e central de material esterilizado; unidade de ensino e pesquisa; unidade de apoio logístico; centro obstétrico; atendimento em fisioterapia e reabilitação.

A estimativa é de que, diariamente, até 1.920 pessoas sejam atendidas em consultas, 719 exames de patologia clínica e 35 ultrassons. Em relação à internação, o HU comportará até 1.180 internações mensais. Além do atendimento e assistência à saúde para a população local, o hospital será um espaço de aprendizado e de desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão para vários cursos da Unifap.