UNIFEI – Ceduc da Unifei participa de evento sobre diversidade e inclusão

Representantes do Ceduc estiveram presentes no evento “IV Fapac na Praça – Diversidade e Inclusão: entre anúncios e denúncias”, realizado pela Fapac em Lambari – MG.

O Centro de Educação da Unifei (Ceduc) esteve presente no evento “IV Fapac na Praça – Diversidade e Inclusão: entre anúncios e denúncias”, da Faculdade Presidente Antônio Carlos (Fapac), realizado em Lambari, no Sul de Minas.

Na oportunidade, os Grupos de Estudos em Atividades Interdisciplinares Docentes (Geais) e o Grupo de Trabalho sobre Pedagogia da Autonomia (GTPA), que são projetos do Ceduc, desenvolveram com os participantes – professores formadores, professores da educação básica, pais, alunos e convidados – um momento de discussão sobre as temáticas: Bullying, Questão de Gênero e Educação e Meio Ambiente.

Segundo a professora Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano, coordenadora do Centro de Educação da Unifei, o trabalho universidade-escola, levou ao evento da Fapac, por meio do Ceduc, uma parceria dinâmica e de grande importância. “Ambas as instituições demonstraram que a pesquisa precisa ser levada para fora do espaço acadêmico e partilhada de forma a transformar, anunciar e, especialmente, oportunizar a valorização do trabalho dos professores, agentes atuantes que contribuem para a superação das dificuldades sociais, que perpassam pela escola. O movimento entre as universidades resultou em um belo momento de partilha”, disse Rita.

Projetos do Ceduc
Os Geais são grupos vinculados ao projeto de extensão “Dentro e Fora: Ciranda de Formação Acadêmica e Pedagógica Interdisciplinar Docente”, desenvolvido no Ceduc, que faz pesquisas e intervenções educacionais com as temáticas Bullying, Questão de Gênero e Educação e Meio Ambiente desde o ano de 2016, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unifei, valorizando e agregando ações aos professores por meio da oferta de minicursos, oficinas e espaços para debates, entre outras atividades quinzenais.

O GTPA é um grupo que se reúne mensalmente e promove o compartilhamento de práticas pedagógicas de professores de diversas áreas do conhecimento, os quais buscam reunir material, discutir teorias e ações que visem à autonomia docente e, como consequência, à discente, por meio do trabalho de pesquisa e extensão.