Unifei desenvolve a primeira torre anemométrica basculante do Brasil

O Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Unifei (Universidade Federal de Itajubá) testou com sucesso a primeira torre anemométrica basculante do Brasil. O projeto “Aproveitamento Eólico em Sistemas Aquáticos”, coordenado pelo professor Arcilan Assireu é financiado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais).

As torres anemométricas, que medem a intensidade e a velocidade dos ventos, são muito usadas na meteorologia e na geração de energia elétrica. A torre desenvolvida na Unifei foi inspirada em uma outra produzida na Universidade de Daleware, nos Estados Unidos, cujas descrições foram trazidas ao Brasil pelo professor Felipe Pimenta, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O projeto brasileiro apresenta inúmeras vantagens com relação às torres convencionais, como menor custo e facilidade de logística, pois são modulares, mais leves e totalmente montadas no local. Outro benefício do protótipo é que, durante a manutenção dos sensores e equipamentos inseridos no topo, o operador não precisa subir na estrutura, esta é trazida ao solo por meio de um redutor portátil.

A torre desenvolvida na Unifei está em processo de galvanização e posteriormente receberá o sistema de aterramento contra raios. O equipamento receberá ainda, medidores de vento sônicos em 2D e 3D, permitindo que os dados sejam transmitidos quase em tempo real.

Ascom Unifei

I’m starting a blog series on frugal outfits
free games online It was a very challenging task for an amateur

How Can I Make Nail Polish Dry Faster
games online the best places to buy wonderful apparel costumes

Top 4 benefits of buying from fashion networking sites
forever 21 all kinds of things aged is new as soon as more

Top Designer Louis Vuitton Handbags
onlinegames all down over 30 percent so far this year

4 must have looks for fall
jeu gratuit the second most populous country in the world

Can Chico’s Rediscover Its Magic Touch
miniclip How to Tell if Your Armani Is Fake

A Great Retail Sector Opportunity
kleider and introduce them into new styles and categories

Tips to Prevent or Fade Freckles
ballkleider In fact if you prefer