UNIFEI é contemplada na Chamada Pública de Eficiência Energética da CEMIG

O vice-reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), professor Marcel Fernando da Costa Parentoni, e o diretor do campus de Itabira, professor José Eugenio Lopes de Almeida, estiveram no dia 06 de dezembro, sexta-feira, na sede da administração da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), em Belo Horizonte – MG. A solenidade foi uma celebração da proposta vencedora submetida pela UNIFEI na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 001/2019, realizada pela CEMIG. O evento teve como finalidade a promoção de projetos da sociedade voltados à área de eficiência energética.

Nessa chamada pública de 2019, a CEMIG recebeu 127 propostas, das quais apenas 14 foram aprovadas e contempladas com recursos financeiros. Dentre as aprovadas, além da UNIFEI, outras cinco instituições de ensino do Estado foram contempladas.

Na ocasião, foi assinado o termo entre a CEMIG e a UNIFEI no valor de R$ 546.056,82, que viabiliza a execução de projetos destinados à eficiência energética em iluminação e condicionamento ambiental nas dependências do Campus da UNIFEI de Itabira. Esse montante corresponde à aquisição e instalação de 3.694 lâmpadas de baixo consumo energético e a troca de cinco aparelhos de ar condicionado. Com a substituição das lâmpadas, estima-se uma redução de 30% nas despesas com energia elétrica.

De acordo com o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da CEMIG, Marco Antônio Lage, o processo realizado neste ano recebeu propostas bem diversificadas, como de iluminação, modernização de sistemas de ar condicionado, aquecimento de água e eficientização de motores elétricos, dentre outras. Ele ainda acrescentou que o fato de tornar eficientes os espaços “também significa melhorias na qualidade de vida das pessoas que estão ali diariamente e mostra que é possível consumir energia com tecnologias modernas e sustentáveis”.

O professor Marcel ressaltou estar satisfeito com a aprovação desse projeto, pois ele vai totalmente ao encontro do esforço institucional que está sendo feito na UNIFEI para a diminuição de despesas operacionais e, consequentemente, para o uso cada vez mais racional dos seus recursos.

Os professores José Eugenio, diretor do campus de Itabira, e Marcel, vice-reitor da UNIFEI, estiveram na sede da CEMIG para a celebração da proposta vencedora submetida na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética

O professor Marcel assinou o termo entre a CEMIG e a UNIFEI, que viabiliza a execução de projetos destinados à eficiência energética em iluminação e condicionamento ambiental nas dependências do Campus de Itabira.

Além da UNIFEI, outras cinco instituições de ensino de Minas Gerais foram contempladas na chamada pública de 2019.