UNIFEI integra projeto da comunidade européia

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) é integrante do Programa Tempus V da Comunidade Européia, intitulado “Criação de Competências na Educação Superior”. O reitor Dagoberto Alves de Almeida, foi comunicado sobre a participação da instituição pelo coordenador e pelo vice-coordenador do Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (Nest/ Unifei), respectivamente os professores Electo Silva Lora e Osvaldo Venturini.

A Unifei e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) são as únicas instituições brasileiras inseridas no Tempus V que trata da modernização curricular e desenvolvimento de habilidades nos cursos de graduação e pós-graduação em engenharias das universidades latino-americanas de acordo com os padrões da União Européia. Foram aprovados 140 projetos integrando 911 universidades de 93 países.

O professor Electo Silva Lora participou do seminário em Bruxelas, na Bélgica, junto ao coordenador do projeto professor  Khamid Makhamov da Universidade de Northumbria, em Newcastle, Reino Unido. Neste seminário foram explicados os aspectos organizativos e financeiros a serem observados durante a realização dos projetos.

Estão participando do projeto, além da Unifei e da UFBA, a University of Northumbria, Newcastle, Reino Unido; Polytechnic University of Marché –UNIVPM, Ancona, Italia; Universidad Castilla-la-Mancha – UCLM, Ciudad Real, España; Universidad de Santander –UDES, Bucaramanga, Colômbia; Universidad Industrial de Santander – UIS, Bucaramanga, Colômbia; Universidad de Oriente – UO, Santiago de Cuba, Cuba; e Instituto Superior Politécnico Jose Antonio Echeverria – CUJAE, La Habana, Cuba.

O projeto conta com a análise de mercado e identificação das necessidades de melhoria curricular; dá ênfase na inclusão de disciplinas em energias renováveis em cursos de graduação e mestrado já existentes; modernização curricular com ênfase na preparação de novas disciplinas; criação de facilidades laboratoriais e preparação de cursos para ensino a distancia.

As universidades latino-americanas receberam módulos didáticos de Ciclo Rankine, energia fotovoltaica e eólica para seus laboratórios. Gestão da qualidade do projeto; implementação das novas disciplinas nos cursos de graduação e mestrado. Estão previstas pelo menos três turmas em cada universidade. A gestão do projeto  contará com reuniões, trabalho sobre os currículos e novas disciplinas, pagina web e relatórios.

Pela Unifei participariam docentes dos cursos de graduação e mestrado em Engenharia Mecânica e Engenharia da Energia.

SECOM – Universidade Federal de Itajubá