UNIFEI – Itajubá sedia o evento InovaSul Invest Summit

No dia 04 de outubro, Itajubá sediará, no Teatro Municipal Christiane Riêra, o InovaSul Invest Summit, um evento de cooperação empresarial que integra um seminário de inovação e investimentos de âmbito nacional com palestras e painéis, cujo objetivo é estimular discussões sobre temas relevantes, como cidades inteligentes, criação de oportunidades de negócios em tecnologias inovadoras e IOT.

Segundo os organizadores do evento, o Sul de Minas é uma das principais regiões do país envolvidas com inovação e empreendedorismo, com tradição centenária no desenvolvimento tecnológico do país, que precisa de um espaço de visibilidade nacional e internacional para apresentar todo o seu potencial. Com este desafio de integração dos principais players globais do setor de tecnologia, este evento propõe criar uma nova opção periódica para discutir os temas mais relevantes para os negócios tecnológicos e a inovação do país.

Além da Unifei, os responsáveis pela realização do evento são a Prefeitura Municipal de Itajubá, a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Minas Gerais (Sebrae – MG). Para se inscrever e obter outras informações sobre o evento, os interessados devem acessar: https://inovasul.inovai.org.br/

Programação e participantes

No dia 04, as atividades do InovaSul Invest Summit terão início com o painel sobre “Políticas públicas para inovação”, contando com as presenças do professor Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei; Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, secretário de Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC); Victor Lobato Garizo Becho, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Minas Gerais; Rodrigo Imar Martinez Riera e Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, respectivamente prefeito e vice-prefeito de Itajubá.

Das 10h15 às 10h45 estão previstas visitas a estandes e das 10h45 às 12 horas, acontece o segundo painel, sobre “O papel dos fundos de investimento e programas em empreendimentos inovadores”, cujos debatedores serão Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unifei; Paulo Cézar Rezende de Carvalho Alvim, atual secretário nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Conrado Navarro, fundador do Dinheirama e autor de livros de finanças pessoais e investimentos; e Maurício Fernandes, sócio e membro da equipe de gestão da Dahlia Capital e analista do setor de telecomunicações, mídia e tecnologia no mercado financeiro, e Daniel Manucci, da Manucci Advogados.

O terceiro painel será realizado das 13h30 às 14h30 com debates sobre “IoT / Smart Cities – Desenvolvimento Humano-Econômico-Tecnológico”, contando com as participações de Carlos Victor Rodrigues Conti, secretário municipal de Coordenação Geral e Gestão e diretor de Inovação da Inovai; Alberto Rodrigues, diretor de Internet das Coisas (IoT) da Ericsson do Brasil; Rosana Casais, uma das fundadoras da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi); Leandro Nunes, especialista em IoT da American Tower e Head do IoT OpenLabs, e Edson Ribeiro, arquiteto.

Das 14h30 às 15h30, acontece o painel “Empreendedorismo, como fazer da inovação um sucesso global”, com as participações da professora Juliana Caminha Noronha, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Unifei; José Otávio Carneiro, da empresa Enercred; Jaime de Paula, líder de equipe na construção de um dos novos empreendimentos digitais da Braskem; Mariana Vasconcelos, da Agrosmart, e Vinícius Braz, da Endeavor Brasil.

Das 15h30 às 16 horas, estão previstas novas visitas a estandes e, das 16 às 17 horas, o painel “Conexão Startup Indústria” contará com as participações de Maurício de Pinho Bitencourt, diretor geral da Inovai; Guilherme Ferraz, sócio das empresas HVEX e Pandô APPs; Leandro Santos, gerente geral e vice-presidente de Operações da Flex Brasil; Paulo Quirino, coordenador nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, e Alexandre Rennó Siqueira, sócio fundador da empresa Autofind Industrial Equipamentos Eletroeletrônicos S. A. e da startup Verth Tecnologia.

Das 17h às 18h, acontece a palestra de encerramento “Transformação Digital”, com Jaqueline Weigel estrategista de futuros, palestrante, instrutora de Liderança Exponencial e Foresight Estratégico no Brasil.

Rodada de Negócios

Na véspera do InovaSul InvestSummit, acontecerá, também no Teatro Municipal Christiane Riera, a Rodada de Negócios em Inovação, cujo objetivo é a realização de negócios, parcerias e networking com empresas com demandas de soluções em inovação. Nela estão previstas visitas a instituições e empresas envolvidas com inovação em Itajubá.

As inscrições para empresas ofertantes devem ser feitas pelo link: https://agenda-relacionamento.pandoapps.com.br/