UNIFEI produz e faz doação de álcool glicerinado para órgãos públicos em Itajubá

Frascos de álcool glicerinado produzido no Instituto de Física e Química da UNIFEI.

Primeiro lote de álcool glicerinado produzido nos laboratórios da UNIFEI.

No dia 31 de março, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), por meio do seu Instituto de Física e Química (IFQ), doou frascos de álcool glicerinado para a Prefeitura Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Itajubá. A UNIFEI está diariamente trabalhando para ajudar a comunidade local no enfrentamento a pandemia da COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

O secretário de Saúde do município, Nilo César do Vale Baracho, e o representante da Polícia Militar, capitão Júlio Alves, estiveram na UNIFEI para receber a doação e ressaltaram a importância do trabalho conjunto entre o governo municipal, a Polícia Militar e a Universidade para que haja sucesso no combate a essa pandemia.

Uma das principais medidas de prevenção e redução do contágio da doença, além do distanciamento social, é a higiene das mãos. Como o álcool é um produto importante para ampliar essa higienização, docentes e técnicos do IFQ da UNIFEI produziram álcool glicerinado 80% para minimizar os efeitos da COVID-19.

Considerando o contexto da pandemia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou uma resolução definindo critérios extraordinários para a produção de álcool para higienização, aos quais a UNIFEI atende. Devido à escassez de álcool na região e à verificação de disponibilidade de insumos no IFQ da Universidade, estes foram utilizados, proporcionando a produção de dezenas de litros de álcool glicerinado 80% nos laboratórios didáticos do Centro de Estudos em Química (CEQ).

Tais laboratórios são ambientes destinados à realização das aulas práticas das disciplinas de Química, mas foram emergencialmente utilizados para a produção do álcool, conforme as orientações da ANVISA e da World Health Organization (WHO) – a Organização Mundial da Saúde (OMS). A UNIFEI colocou, ainda, seus demais laboratórios de Química à disposição para continuar produzindo o álcool glicerinado.

A produção desse primeiro lote foi executada pelos professores Fábio da Silva Lisboa, Geise Ribeiro e Maurício Silva dos Santos, pela doutora em Química Daniele ScheresFirak e pelos técnicos de laboratório Glauber Márcio da Silva Luz, Rodrigo Sebastião Henrique, ThaianneEsquierdo Silva e Werônica de Lima Furtado.

O professor Mikael Frank Rezende Junior, diretor do IFQ, e a Administração Central da UNIFEI, por meio do professor José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria, Daniel Ribeiro dos Santos Silva, diretor de Serviços Gerais, e de Tiago VitoiEsau Ribeiro, diretor de Saúde e Qualidade de Vida da UNIFEI, deram todo o suporte necessário para que essa iniciativa fosse concretizada com sucesso.