Unifei recebe Comandante da 4ª Região Militar em visita ao campus sede

A Unifei recebeu a visita do general de Divisão Altair José Polsin.

No dia 05 de agosto, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu a visita do general de Divisão Altair José Polsin, comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, que tem sua sede na capital mineira. O general participou de uma reunião na Reitoria, acompanhado da sua comitiva formada por oficiais, subtenentes, sargentos e soldados de unidades militares de Belo Horizonte e de Itajubá.

Os visitantes foram recebidos pelos professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete; André Luiz Medeiros, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), e Marcos Aurélio de Souza, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), além do servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Também participaram da recepção o coronel da Reserva do Exército Lauritz Silva, qua atuou na Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel); o tenente-coronel Cleiton Benício de Farias, comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Itajubá, e o secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot.

O professor Dagoberto apresentou aos visitantes algumas informações sobre a Unifei, como suas unidades de pesquisa, projetos e investimentos. Durante a conversa, ele desmonstrou sua preocupação sobre a recente decisão da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) de ter paralisado a construção do laboratório de alta tensão do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Elétricos (ISI-SE) em Itajubá, empreendimento de grande importância para a cidade bem como para Unifei, e ressaltou a necessidade de participação e investimentos do governo mineiro para a continuidade do projeto.

Outro assunto tratado na reunião foi o Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA), projeto do Exército Brasileiro de abrangência nacional que tem como principal objetivo promover a inovação e a tecnologia. Na oportunidade, o chefe de Gabinete, professor José Arnaldo, destacou as principais empresas de base tecnológica que estão envolvidas com as atividades da Unifei em seus dois campi, em Itajubá e Itabira, e comentou sobre os cursos disponíveis na Instituição, tanto de graduação como de pós-graduação, ressaltando a realização do Doutorado Acadêmico Industrial, que é recente.

Ao final da visita à Reitoria, o professor Dagoberto passou ao general Polsin um exemplar do livro “Unifei: 100 Anos de História”, que faz referência ao primeiro centenário da Instituição, comemorado em 2013, e também foi presenteado com um material referente ao Exército Brasileiro.

Em seguida, o general e sua comitiva estiveram no Salão de Apoio do prédio da Administração Central para conhecer os trabalhos dos projetos acadêmicos de competição tecnológica da Unifei. Os visitantes puderam manter contato com alguns dos integrantes das equipes e saber mais sobre as atividades desenvolvidas pelos estudantes na Universidade.

Depois, os participantes da visita se deslocaram para o Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), no IEPG, onde foram recebidos pela professora Juliana Caminha Noronha, que fez a apresentação do local e falou um pouco sobre a importância do trabalho desenvolvido junto aos alunos da Instituição, para que sejam empreendedores e inovadores e não apenas gestores.

Por fim, os visitantes estiveram no Núcleo de Separadores Compactos (Nusec), onde foram recebidos pelo seu coordenador, professor Marcos Aurélio, além de outros docentes e técnicos, e puderam conhecer a sua estrutura e funcionamento, bem como as diversas pesquisas e projetos desenvolvidos.

Ao final da visita, o general Polsin agradeceu pela recepção a sua comitiva e disse que resumia a visita com a palavra “entusiasmo, que é a mola propulsora do desenvolvimento” e que “pôde ver o brilho nos olhos” dos professores, alunos e técnicos da Unifei na realização de suas atividades.