UNIFEI – Representantes apresentam ecossistema de inovação e propõem parcerias

Nos dias 7 e 8 de março, os professores Edson de Oliveira Pamplona, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Juliana Caminha Noronha, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), e o servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento, Pesquisa e Desenvolvimento da Proex, estiveram em Brasília – DF com o objetivo de realizar visitas a alguns órgãos e instituições sediadas na cidade. Eles foram acompanhados pelo engenheiro Carlos Vitor Rodrigues Conti, diretor de Inovação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai).

No dia 7, os representantes da Unifei e da Inovai foram recepcionados no Comando de Defesa Cibernética (Cmdo D Ciber) do Exército Brasileiro pelo comandante, general de Divisão Guido Amin Naves, o brigadeiro Mauro Fernando Costa Marra e o tenente-coronel Sylvio André Diogo Silva. A visita teve como objetivo a apresentação do ecossistema de inovação de Itajubá, abrangendo temas como: a qualidade de vida e competências do município; a Unifei e suas qualificações em infraestruturas e recursos para realização de convênios, projetos e programas institucionais e formação de recursos humanos e a Inovai como agente de desenvolvimento de inovação, aceleração de startups e criação de novos negócios de base tecnológica.

Segundo o servidor Alessandro Campos, a Unifei apresentou três eixos temáticos para futuros encaminhamentos entre a Instituição e o Cmdo D Ciber: disponibilidade de uso dos recursos humanos e infraestrutura da Universidade para realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento em temáticas da área da defesa, além de cooperação institucional entre as partes; estruturação de um centro avançado de defesa cibernética ou em áreas de interesse da Defesa dentro do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, podendo se iniciar em pequena área no edifício reformado da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit) com posterior deslocamento para futuras instalações no Parque, e a estruturação de cursos de pós-graduação específicos com temas de defesa cibernética, envolvendo áreas de hardwaresoftware, microeletrônica e telecomunicações.

Ainda no dia 7, os visitantes foram recepcionados na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) pelo diretor José Luiz Gordon, e a coordenadora Ana Arroio. Durante a visita, foram discutidos novos credenciamentos de unidades da Embrapii e foi feita a apresentação das atividades realizadas pela Inovai e pela Unifei, com destaque para sua capacidade em realizar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com o setor produtivo e privado.

Já no dia 8 de março, a comitiva de Itajubá foi recebida na Secretaria de Tecnologias Aplicadas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Setap/MCTIC) pelo secretário Maurício Pazini Brandão, o diretor Maurício Ribeiro Gonçalves, o coordenador geral Dino Ishikura, o major aviador Ricardo Santos e também Sérgio Knorr e Maribel Sevilla; na Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (Sefae/MCTIC), pelo secretário Marcelo Marcos Morales, e também na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), pelo presidente, Luiz Augusto Ferreira, e por Gabriella Santanna.

Nas visitas do dia 8, também foi feita a apresentação da cidade de Itajubá, da Unifei e da Inovai e de seus recursos relacionados a infraestrutura, ecossistema e tecnologia. Os visitantes colocaram à disposição a Unifei e a Inovai para o uso de seus recursos e infraestrutura, visando à cooperação das instituições na promoção de startups para fornecimento de soluções para área de defesa e formação de recursos humanos.

Também foram agendadas visitas a Itajubá dos representantes das secretarias visitadas e foi reforçado o convite ao presidente da ABDI e de sua equipe para que conhecessem o ecossistema de empreendedorismo itajubense. Durante a visita à Sefae, foi discutida também a proposta de realização de um evento em Brasília com o tema “Universidade Empreendedora”.