UNIFESP – Aplicativo gratuito auxilia adoção de distanciamento em salas de aula

Com base nas informações passadas pelo usuário, o sistema disponibiliza a distância mínima ideal entre as cadeiras dentro das salas de aula

A retomada das aulas presenciais, suspensas desde o início da pandemia da covid-19, é um dos temas que tem sido discutido por estados e municípios brasileiros. A necessidade de manter um distanciamento mínimo entre os alunos nas salas de aula é um dos grandes desafios para os gestores.

Essa questão levou um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) – Campus São José dos Campos, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a desenvolver o aplicativo Sala Planejada, que auxilia na configuração das mesas e carteiras, mantendo o espaço necessário entre elas.

Coordenado pelo docente do ICT/Unifesp Luis Felipe Bueno, o aplicativo computacional gratuito funciona da seguinte forma: os responsáveis preenchem os campos com as dimensões da sala e da cadeira, a quantidade de cadeiras desejadas, bem como a distância necessária entre elas. Com base nesses parâmetros, o programa gera, de forma imediata, sugestões de layouts para o local, auxiliando os gestores com essa questão.

Entretanto, o aplicativo fornece uma configuração que garante apenas o distanciamento dos alunos em sala de aula. Não são consideradas muitas outras variáveis que são igualmente fundamentais para garantir a segurança de todos e não deve ser utilizada como medida única para o retorno seguro às atividades acadêmicas.