Unifesp assina protocolo de intenções com o programa IPT Open Experience

Iniciativa conectará empresas, startups e pesquisadores em um único local, facilitando parcerias público-privadas

Foi lançado, na quarta-feira (31/7), pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa IPT Open Experience, uma iniciativa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, órgão ligado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (SDE), que conectará empresas, startups e pesquisadores em um único local, facilitando parcerias público-privadas. Participaram da mesa de abertura da cerimônia o Governador de São Paulo, João Dória, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Glauco Corte, e os representantes do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes e Mário Boccalini Júnior.

O protocolo de intenções assinado pela reitora Soraya Smaili e pelos representantes do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes e Mário Boccalini Júnior, contempla as oportunidades de cooperação, a serem discutidas entre as partes envolvem: compartilhamento de laboratórios e infraestruturas de pesquisa; envolvimento de pesquisadores e alunos em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação; identificação de empresas incubadas ou graduadas com potencial de serem envolvidas nos projetos do IPT Open; desenvolvimento de atividades conjuntas envolvendo mobilização do ecossistema de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo; disponibilização de espaço no IPT Open para a instituição parceira; outras ações de mútuo interesse identificadas pelas partes.

O programa vai abrir o campus do IPT para as empresas instalarem seus próprios centros de inovação ou participarem dos HUBs, envolvendo startups, clientes, fornecedores, universidades, centros de pesquisa, investidores, pesquisadores e órgãos de governo no mesmo ambiente. A ideia é conectar as demandas com as soluções tecnológicas do IPT e de uma ampla rede de instituições parceiras como USP, ITA, Unicamp, Unesp, Unifesp e Hospital das Clínicas.

O IPT Open Experience é destinado para empresas de todos os portes e quaisquer setores econômicos que demandem soluções com alta intensidade tecnológica. A meta do programa é gerar novos produtos e soluções inovadoras por meio da conexão entre todos os elos da jornada da inovação em um único local.

*Com informações do Governo de São Paulo

FOTO: (Da esq. p/ a dir.): a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, a assessora de Gabinete Gabriela de Brelàz, a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, e o diretor da Agência de Inovação da Unifesp, Luiz Eugênio Mello.