UNIFESP participa de evento em defesa da educação na Alesp

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, participou da Reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições Pública de Ensino, Pesquisa e Extensão no Estado de São Paulo. Realizado, no dia 19/9, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o evento, que é uma iniciativa da deputada estadual Beth Sahão (PT/SP), reuniu membros das universidades públicas do Estado de São Paulo.

Estiveram presentes também outros parlamentares ligados à defesa da Educação, como Carlos Giannazi (PSOL/SP), o ex-deputado federal Carlos Neder, entidades sindicais, professores e estudantes de diversas instituições paulistas.

A parlamentar alertou para o constante corte de investimento na educação e que os deputados da frente parlamentar estão empenhados em ajudar as instituições por meio de emendas parlamentares. “Nossa frente tem que ser a mais ampla possível, pois estamos no mesmo barco e entendemos que o momento é oportuno para entender o que se passa também com as universidades federais e de como podemos intervir”.

Soraya agradeceu o convite para a reunião e falou do trabalho integrado realizado pelas instituições federais de ensino superior de São Paulo (Unifesp, UFABC, UFSCar e IFSP). Ela citou a reunião com a Comissão de Educação do Senado, realizada no dia 17 de setembro, acerca do programa Future-se e citou a Frente para um Outro Futuro, que consiste em um grupo de trabalho que está discutindo novas diretrizes para o projeto. Falou também sobre o processo de expansão da Unifesp e sua presença de destaque nos principais rankings acadêmicos. Sobre o orçamento, explicou que os valores vêm caindo desde 2016 e sobre a preocupação acerca do contingenciamento dos recursos orçamentários de 2019 e, principalmente, o de 2020, que garante 60% dos recursos, mas que condiciona a liberação dos 40% restantes.

Confira a gravação da reunião na íntegra neste link.