Unifesp recebe a visita do secretário de Educação Superior

Equipe da Reitoria da Unifesp reunida com o secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Junior

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SeSU/MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, visitou, na sexta-feira (17/5), a Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as instalações do Hospital Universitário 2 (HU2) e do Hospital São Paulo (HSP), bem como as obras do campus definitivo de Osasco, localizado no bairro de Quitaúna. Ele esteve acompanhado pela diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES), Rosana Leite de Melo.

Pela manhã, foi realizada uma reunião com a reitora Soraya Smaili e o vice-reitor Nelson Sass, a chefe de Gabinete, Andrea Rabinovici, pró-reitores e assessoras da Reitoria. No encontro, a reitora fez uma apresentação do histórico da Unifesp, dos dados institucionais e dos conceitos de seus cursos. Já o pró-reitor de Planejamento, Pedro Arantes, demonstrou algumas ações implementadas, como a reestruturação do Planejamento de Infraestrutura, os Planos Diretores de Infraestrutura dos campi, a gestão das obras e prospecção de outras fontes de recursos e parcerias, como a busca por parcerias público-privadas. Além disso, a pró-reitora de Administração, Tânia Mara Francisco, apresentou a situação orçamentária da universidade.

Secretário da Sesu/MEC visitando o Hospital Universitário IIEm seguida, o secretário visitou o HU2, cuja primeira fase foi entregue em dezembro de 2018. Ele também esteve acompanhado pelos diretores do Campus São Paulo e de suas unidades universitárias, a Escola Paulista de Enfermagem (EPE) e a Escola Paulista de Medicina (EPM), pelo presidente do Conselho Gestor do HSP, Rimarcs Ferreira, pelo diretor da Gerência de Engenharia e Infraestrutura Hospitalar do HSP, Carlos Meireles, que apresentou as áreas da unidade, dentre outros profissionais. Depois, ocorreu uma reunião na diretoria do HSP com a presença dos diretores técnico e administrativo do hospital, os quais fizeram um breve panorama sobre o funcionamento e as características dos atendimentos realizados pela instituição.

Visita Sesu Obras EPPENNa parte de tarde, o secretário da SeSU, a diretora de DDES, a reitora, Soraya Smaili, o vice-reitor, Nelson Sass, e a pró-reitora de Administração, Tania Mara Francisco, visitaram as obras do prédio do campus definitivo da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (Eppen/Unifesp) – Campus Osasco, em Quitaúna. No local, foram acompanhados pela diretora do campus, Luciana Onusic, pelo vice-diretor, Julio César Zorzenon, pela diretora administrativa, Juliana Mateusa Meira Cruz, e pela equipe responsável pela construção.

O secretário conheceu as futuras instalações da EPPEN/Unifesp e os cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas que funcionarão no local. Ele se dispôs a ajudar, mas reforçou a necessidade do contingenciamento de recursos até a melhora dos indicadores econômicos. Cerca de 50% da obra já foi executada e a sua conclusão depende da liberação orçamentária por parte do Ministério da Educação.