UNIFESSPA – Inscrições para o Mestrado em Educação Escolar Indígena começam em fevereiro

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) publicou no último dia (21), o primeiro edital para a seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI).

A Uepa é a proponente do Programa, mas trata-se de um projeto desenvolvido em associação interinstitucional, tendo auxílio executivo da da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

São ofertadas 20 vagas e as inscrições deverão ser realizadas no período de 15 de fevereiro a 15 de março de 2019.

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar Indígena terá duas linhas de pesquisa, são elas: Currículo, Modos de Fazer e Avaliação em Educação Escolar Indígena, e Planejamento e Produção de Materiais Didáticos na Escola Indígena. Assim, das 20 vagas ofertadas serão distribuídas dez para a linha de pesquisa Currículo, Modos de Fazer; e avaliação em Educação Escolar Indígena, sendo cinco vagas para o polo em Santarém e cinco para o polo de Marabá.  As outras dez vagas do Programa serão ofertadas para a linha de pesquisa Planejamento e Produção de Materiais Didáticos na Escola Indígena, sendo também cinco vagas para o polo em Santarém e as outras cinco para o polo de Marabá.

O PPGEEI objetiva a qualificação profissional, em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado), de professores e/ou graduados indígenas que tenham atuação na Educação Escolar Indígena. Desse modo, pretende-se dar continuidade aos processos de formação docente iniciados pela Política Indigenista da Uepa, por meio do Núcleo de Formação Indígena (Nufi).

Poderão candidatar-se indígenas portadores de diploma de Licenciatura Plena reconhecido por qualquer órgão oficial brasileiro.

As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, na página www.uepa.br/ppgei. O processo seletivo será composto de quatro etapas: prova escrita, avaliação de projeto de pesquisa, avaliação de currículo lattes, além de entrevista.

A previsão para o resultado final será em julho e o início das aulas no mês de agosto de 2019.

Para mais informações, o candidato poderá acessar o edital completo no link:http://www.uepa.br/sites/default/files/editais/edital0419.pdf