Unifesspa oferece aula pré-Enem a estudantes de Marabá

Estudantes marabaenses da rede pública de ensino participaram na tarde do último sábado (27), no auditório do Cine Marrocos, em Marabá, do aulão voltado para a redação do Enem. Com capacidade para 350 pessoas, o auditório teve ocupação máxima.

A iniciativa é de acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Empresa Júnior de Direito (Lex Norma – Soluções Jurídicas), e tem o apoio da prefeitura Municipal de Marabá.

No aulão, foram discutidos a estrutura e técnicas de redação, noções introdutórias de direito e a aplicação dos direitos humanos na redação do Enem. Esta é a primeira vez que os acadêmicos promovem a ação, que segundo um dos organizadores, Gabriel Perez, visa auxiliar a sociedade e integrar universidade e comunidade.

Redação

A prova de redação do Enem exigirá do participante a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade.

Na redação, deverá ser defendida uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto terá de ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa e o participante deverá? elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.

Enem

O Enem 2018 será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. Mais de 5,5 milhões de estudantes farão o exame em todo o país. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Pará teve 281.808 inscritos na edição deste ano. O exame possibilita a participação em programas de acesso às Universidades, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).