Unifesspa  – Solenidade virtual: realiza colação de grau marcada pela representatividade

No último dia 4, o Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Unifesspa realizou sua primeira solenidade de colação de grau de forma on-line. Foi um momento de celebração e alegria, em especial para a formanda Camile da Costa de Melo, do curso de Agronomia.

“Embora realizado de uma forma diferente, foi um momento memorável. Nesse instante, em que minha felicidade transbordou, relembrei o momento do ingresso na Universidade e toda a trajetória ao longo dos anos até chegar aqui”, declarou a concluinte.

Camile também fez menção às políticas de inclusão da Unifesspa e a importância delas para o ingresso e permanência dos estudantes. “Agradeço à Universidade pela oportunidade de acesso ao curso superior, por meio do Processo Seletivo Especial, e por seu constante esforço em manter os graduandos, especialmente, os oriundos de comunidades tradicionais, até à conclusão de seus devidos cursos”, disse.

Já para o Diretor-Geral interino do IEDAR, prof. Dr. Giliad Silva, a solenidade foi repleta de simbolismo e representatividade. “Essa colação de grau para uma mulher negra e quilombola expressa muito o quê a Unifesspa é: uma universidade cheia de cores e diversidade, onde pessoas de setores historicamente excluídos podem ingressar e concluir um curso de ensino superior, com bastante qualificação e qualidade”.

O professor também ressaltou o papel das políticas de ações afirmativas de ingresso e permanência da Unifesspa. “A conclusão de curso da agora engenheira agrônoma Camille expressa uma dupla vitória: o do acesso e o da permanência desses alunos que enfrentam uma série de dificuldades para se manter na universidade”, declarou o professor Giliad Silva, que representou o reitor da Unifesspa na colação de grau.

Também participaram da solenidade a Diretora da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM), profa. Dra. Luiza Mastop; e os professores Renato Teixeira e Dyeggo Guedes.