UNILA – Estudantes montam bicicletas para uso coletivo

Bicicletas à disposição da comunidade acadêmicaOs estudantes que se deslocam diariamente entre as unidades da UNILA (Jardim Universitário e Parque Tecnológico Itaipu, principalmente) podem contar com o transporte interunidades da Universidade, mais conhecido como “Intercampi”. Porém, há aqueles que prefiram outro tipo de transporte, como a bicicleta, por exemplo.

Mas, nem sempre o estudante tem uma bike à disposição para fazer o seu itinerário. Foi pensando nessa forma de transporte que o coletivo “¡Vamos en Bici!” resolveu se mobilizar para oportunizar que outras pessoas possam ir de uma unidade à outra da UNILA pedalando.

A ideia surgiu de um grupo de estudantes que já usam a bicicleta como meio de transporte diário, e resolveu incentivar a prática, por considerar “o caráter autônomo, sustentável e integrativo” do ciclismo urbano. De acordo com os estudantes, a iniciativa associa-se diretamente à permanência estudantil, “sendo chave para a emancipação no transporte universitário”.

O grupo, formado por oito estudantes, submeteu o projeto como uma das atividades que compõem as ações de recepção dos calouros. Com a aprovação, eles começaram a trabalhar. Arrecadaram peças doadas, compraram outras, montaram, reformaram e personalizaram três bicicletas, que podem ser usufruídas por toda a comunidade universitária. As bikes foram apelidadas carinhosamente de “interbicis” (em alusão ao “intercampi) e têm até nomes: Abya Yala, Pindorama e Peabiru.

Além disso, foi organizada uma oficina coletiva, e o ponto onde as bikes devem ficar estacionadas também foi especialmente preparado e identificado como “Biciponto”, anexo ao espaço de convivência estudantil. Lá, o estudante pode retirar a bicicleta e até mesmo fazer pequenos reparos, caso necessário.

Os estudantes que integram o coletivo e são os responsáveis pelo projeto são: Karolina Mendes Pata; Alex Mateus Tito Ferreira; Cristian Filipe Lopes; Iara Mills Siqueira; Jorge Luis Gomes Martin Herrero; Lucas Godoi Augusto; Rodrigo Augusto Moura; e Rodrigo Alves de Queiroga, que também foi o responsável pela pintura do mural. O Edital de Acolhimento foi lançado pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), as pró-reitorias de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT), de Assuntos Estudantis (PRAE), de Extensão (PROEX), de Graduação (PROGRAD) e a Reitoria

Integração

Além de disponibilizar as bikes, o coletivo promove encontros e eventos para incentivar a integração e o debate acerca da mobilidade urbana sustentável. “Partimos da ideia da conscientização sobre a redução da dependência diária relacionada ao uso de combustíveis fósseis para trajetos curtos. Encontramos na bicicleta uma ferramenta de incentivo à autonomia. Além disso, pedalamos, principalmente, pelo prazer e o direito de ir ‘en bici’”, complementa o coletivo.

O próximo encontro do “¡Vamos en Bici!” será no sábado, dia 30 de março, às 14h, no Espaço Autônomo Estudantil (JU). Será apresentado o documentário “Ciclos”, seguido de um debate sobre direito à cidade, cicloativismo e leis de trânsito.

Confira a programação completa (os encontros são quinzenais):

13/04 – Fundamentos da Bicicleta Latino-Americana – Conversa sobre a História da Bicicleta e Oficina de Mecânica básica / Charla acerca de la Historia de la Bicicleta y Taller de Mecánica básica.

27/04 – Bicicleta, gênero e arte! Debate sobre mulheres no pedal e autonomia e confecção de camisetas / Debate acerca de las mujeres en los pedales y autonomía y confecciones de camisas.

11/05 – Movimentos de campo I – Saída pelos entornos da Universidade e conversa sobre o movimento estudantil da UNILA / Salida por las cercanías de la Universidad y charla acerca de lo movimiento estudiantil de la UNILA

25/05 – Movimentos de campo II – Segunda saída para conhecer os produtores de alimentos da região / Segunda salida para conocer a los que producen alimentos en la región.

08/06 – Pedalada de Celebração: As ruas são nossas! Evento aberto para todos, com o intuito de levar as bicicletas para as ruas da cidade, promovendo a conscientização e a visibilidade desta no trânsito, em clima descontraído e de celebração! 

Para acompanhar o coletivo nas redes sociais, acesse a página do FacebookInstagram ou faça parte do grupo de WhatsApp. Também é possível fazer o download do Zine do “¡Vamos en Bici!”.