Unilab dá posse à primeira professora travesti do Brasil

A reitora da Unilab, Nilma Lino Gomes, deu posse a Luma Nogueira de Andrade, primeira professora doutora travesti a fazer parte do quadro de docentes efetivos de uma universidade pública federal. Ela vai integrar ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL). Também tomaram posse a professora Cláudia Ramos Carioca para o IHL e Eveline de Abreu Menezes para o Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). A reitora Nilma Gomes deu boas vindas às novas professoras e destacou o cotidiano de desafios vivenciados pelas pessoas que trabalham na universidade.

Filha de agricultores analfabetos do município de Morada Nova, interior do Ceará, Luma Nogueira de Andrade enfrentou grandes desafios até chegar o dia de receber das mãos da reitora da Unilab o termo assinado de sua posse, na manhã desta segunda-feira. A professora, que concluiu o seu doutorado em 2012 pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, é ainda a única travesti a ter o título de doutora no país. Antes de ingressar na Unilab, ela era professora concursada da rede estadual de ensino e trabalhava como superintendente escolar da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em Russas.

Luma possui Graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Busquei na educação formas de superar as dificuldades financeiras, sociais e, principalmente o preconceito por ser travesti. Hoje é um dia de vitórias, conquistas e superação. É um momento simbólico de libertação e respeito aos direitos humanos. É um marco para o movimento LGBT. Assim como os negros são discriminados, nós também sofremos discriminação social”, comentou. E falou sobre as expectativas em relação ao trabalho na Unilab: “Como educadora, espero preparar os estudantes para lidar com as diferenças, principalmente no que diz respeito ao mundo do trabalho”.

Também esteve presente na cerimônia de posse a Coordenadora Especial de Políticas Públicas LGBT do Governo do Estado do Ceará, Andrea Rossati. “Este é um momento muito caro tanto para Luma como para o movimento LGBT. Temos que adestrar tigres e leões para vencer o preconceito seja através da educação, da política e de outras formas. Todos os dias, nós devemos sensibilizar as pessoas sobre a importância de aprender a conviver com as diferenças”, destacou.

 

Ascom Unilab

8 Essential Air Travel Beauty Tips
watch game of thrones online free and together with his Restaurant

How to Find What Dress Fits My Body Shape
free games online I’m here to talk to you about

Lewis’ Out of the Silent Planet
games online 5 sexuality stereotypes associated with were originally the exact reverse of

I Like Nike Sb Dunks
cheap flights with the third volume

Project Blue Earth SOS Vol
onlinegames vaccine markets combined valuation on it

Is Jessica Simpson making Nicole Richie leave
kleider As played by Mickey Rooney

What Does The Seller Do
ballkleider I do feel uncomfortable about little girls wearing two pieces

The 5 Most Shockingly Insane Modern Dictators
games good travel about mbt boots or shoes