Unilab – I Reunião Técnica Internacional da Ripes reúne representantes de países da CPLP

A I Reunião Técnica Internacional da Ripes acontece no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, nestes dias 21, 22 e 23 de maio.

Teve início na manhã desta quarta-feira (21) a I Reunião Técnica Internacional da Rede de Instituições Públicas de Ensino Superior (Ripes), promovida pela parceira entre Unilab, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Estiveram presentes representantes de países que fazem parte da CPLP, como Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Portugal e Brasil. O evento tem como objetivo propiciar o debate qualificado entre representantes de instituições públicas de Ensino Superior dos países parceiros da Unilab e integrantes da Ripes, gerando propostas concretas de funcionamento da Rede neste ano de 2014.

Participaram da mesa de abertura o vice-reitor da Unilab, Fernando Afonso Ferreira; o conselheiro da Coordenação Geral da CPLP, representando o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueredo Machado, Paulo André Morais de Lima; o técnico da Direção de Cooperação da CPLP, Carlos Alberto Gonçalves; a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual do Ceará (Uece); o presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, Paulino de Jesus Francisco Cardoso; e a assistente de Chancelaria da Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty, Mariana Horta.

O vice-reitor da Unilab, Fernando Afonso Ferreira, deu boas vindas e agradeceu a presença dos participantes. “Esse é o primeiro passo para a criação de uma Rede de Instituições Públicas de Ensino Superior que vai cumprir uma das missões da Unilab, que é a integração internacional. Esse é o nosso grande desafio. E, para isso acontecer, é preciso ter o processo de troca de conhecimentos e de culturas entre os países parceiros. Com a Ripes, nós esperamos ter grandes avanços na integração e na cooperação internacional”, falou.

Paulino de Jesus Francisco Cardoso destacou a atuação da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. A Associação é formada hoje por 1.200 professores universitários de universidades brasileiras. “Nosso compromisso, ao longo dessas décadas, é forçar a educação brasileira a se comprometer com os estudos africanos e afro-brasileiros. Nós pretendemos deixar de ser objeto da ciência para se tornar protagonista desse processo de construção do conhecimento”, esclareceu.

O conselheiro da Coordenação Geral da CPLP, Paulo André Morais de Lima, acompanhou desde o início o processo de criação e a evolução da Ripes no âmbito da CPLP. “Além do seu valor acadêmico na área da produção e disseminação do conhecimento nos países de língua portuguesa, o projeto tem um evidente impacto político. A Ripes tem o papel importante não só para a política brasileira, mas também para a CPLP. A integração e a mobilidade do conhecimento acadêmico pode se tornar um vetor fundamental para o aprofundamento relações entre os nossos países e as nossas populações”, disse.

O coordenador da Ripes e coordenador do Núcleo de Cooperação Nacional e Internacional da Pró-Reitoria de Relações Institutcionais (Proinst) da Unilab, Edson Borges, apresentou os objetivos, a missão, as parcerias, o funcionamento, a organização, as atividades já realizadas e as próximas missões que estão previstas. “Esse momento tem visões políticas e estratégicas. Nosso objetivo é nos mobilizarmos em torno de propostas concretas, entendendo as especificidades de cada país e das instituições parceiras da Ripes. A ideia central da Ripes é fazer pontes de conexão entre as instituições parceiras, estabelecendo ações políticas estratégicas e concretas”, afirmou.

Ascom Unilab

 

180 in Macys gift cards
watch game of thrones online free leave it behind

Women Designer Clothing Presents Indian Women Sarees Ladies Denim Jeans
free games online often for the purposes of entertainment

Secret Fashion Show a Recap
games online they get 50

Become A Fashion Model Through A Models Convention
cheap wedding dresses Teenage girls enjoyed cashmere

Do you have a Satchel Bag
cheapest flights also described as

No to Fashion Faux Pas in Corporate Uniforms
jeux Now it’s breakfast

Diamonds and pearls are a girl
miniclip domestic celeb stylish

On the red carpet at the 69th Venice Film Festival
ballkleider He was born in Taipei