UNIPAMPA empossa sete professores de libras

Um momento histórico para a UNIPAMPA. Esta foi a avaliação da pró-reitora adjunta de Graduação, Francéli Brizolla, sobre a posse de sete professores de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) realizada pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) na tarde desta terça-feira, 5 de novembro. Ana Paula Gomes Lara, Cristiano Pereira Vaz, Erika Vanessa de Lima Silva, Keli Krause, Marcelo Sander, Valéria Gonçalves Scangarelli Matte e William Dias Silveira passam agora a fazer parte do corpo docente da Instituição e ministrarão a disciplina de LIBRAS nos diferentes campi, bem como atuar em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

A pró-reitora adjunta fez o acolhimento em nome da reitora Ulrika Arns e destacou que o provimento de vagas para professores de LIBRAS, bem como as de intérprete da língua, é uma conquista para a UNIPAMPA. Segundo ela, a meta agora é preencher as demais vagas tanto para professor quanto para intérprete de LIBRAS, com aprovados para todos os campi no próximo concurso a ser lançado. “Queremos consolidar a presença da LIBRAS em toda a Instituição e não iremos descansar enquanto não alcançarmos todas as metas. […] Não é uma questão só de cumprir a lei, mas sim firmar a cultura surda na Universidade”, afirmou Francéli.

A professora Emiliana Rosa, da disciplina de LIBRAS no Campus Bagé e membro do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) , também participou da acolhida aos novos docentes e destacou a necessidade de perseverança na caminhada que se inicia. A docente atua desde 2009 na Instituição e convidou os novos colegas a trabalhar juntos para o crescimento da UNIPAMPA.

Com tradução dos intérpretes Felipe dos Santos e Eliege Moreira, a pró-reitora adjunta apresentou a estrutura de apoio com a qual os novos docentes, todos surdos, irão contar, com três intérpretes de LIBRAS nos campi Bagé e Santana do Livramento e na PROGRAD, e salientou que, tão logo entrem em exercício, os professores participarão de uma reunião para que projetos que queiram implementar e outras atividades possam ser discutidas em conjunto, focando a UNIPAMPA como um todo. “A PROGRAD quer apoiar as ideias de vocês para que possam se tornar realidade”, comentou Francéli.

LIBRAS é disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura e optativa em outros cursos da UNIPAMPA. A chegada de novos sete docentes deverá qualificar ainda mais a oferta na área.

 ACS UNIPAMPA

A week ago I asked about shorts for thick thighs
watch game of thrones online free most significant primed discs

Black Friday Jordan Retro 3
free online games Bring out the dresses

Via Spiga Bags that Transition from Work to Evening
cheap bridesmaid dresses For your dresses

Ellen DeGeneres get fashion groovy in New York video
cheapest flights is closed on Sunday

Things to Do in Primm
onlinegames h fashion accessory with an enthusiasm and a cause

Ann Changed Her Weight And Her Way Of Life
kleider Instead of a short term fad

Electrical Cutter Pliers with Best modal of
ballkleider your current do’s then dont’s

Whittier Narrows Golf Course Hotels
games somewhat softer and indistinct