UNIPAMPA – Inauguração do RU de Dom Pedrito destaca ganhos dos acadêmicos em sua formação

Foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira, 28, o Restaurante Universitário Talheres do Pampa do Campus Dom Pedrito, que atende desde fevereiro deste ano à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa com refeições no almoço e jantar. O restaurante serve aproximadamente 500 refeições por dia ao valor de R$ 2,42 para os estudantes de graduação em geral, sem custos aos alunos contemplados pelo Programa de Permanência – os quais têm 100% da alimentação subsidiada pela Universidade –, e ao custo de R$8,07 para os demais membros da comunidade universitária.

Na solenidade, prestigiada por autoridades locais e acadêmicas dos dez campi e reitoria, a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Simone Barros de Oliveira, salientou que, com Dom Pedrito, a Unipampa chega à marca de estabelecer a política de alimentação subsidiada em metade de seus campi. “Um processo como este [de abertura e operação de um RU] é um processo intenso, extenso, e que envolve muitas mãos”, afirmou, ao agradecer o empenho das diferentes equipes da Reitoria e do Campus que se envolveram e se empenharam para possibilitar a abertura do serviço.

O coordenador geral do Diretório Acadêmico do curso de Enologia, Angélico Xavier, representou os estudantes nos pronunciamentos e destacou como a instalação do RU tem facilitado a vida dos acadêmicos, evitando o deslocamento no horário entre as aulas e permitindo que este tempo seja empregado nas atividades acadêmicas, por exemplo. “Estar aqui no Campus, conseguir permanecer aqui nesse intervalo do meio-dia, traz um conforto pra gente, sem contar a qualidade do nosso RU, que com certeza é muito boa”.

A mudança que o RU trouxe para a vida da Unidade foi destacada na fala da diretora do Campus Dom Pedrito, professora Nádia do Santos Bucco. “Eu acredito que nunca mais a história deste campus será a mesma. Nós temos, a partir da chegada do Restaurante Universitário, alunos que estão interagindo com a Universidade. Alunos que passam o dia aqui, e com isso acessam mais a biblioteca, acessam mais os espaços, aos laboratórios, então nós estamos vivendo uma realidade diferente”, avaliou a professora. Nádia destacou também a importância da dedicação da empresa operadora do RU e toda a sua equipe para manter a qualidade e o diferencial na alimentação ofertada pelo RU.

O enriquecimento da vivência oportunizada pela instalação do RU foi salientado também na fala da reitora da Unipampa, professora Ulrika Arns. “O restaurante é uma das prioridades, por que realmente faz com que o estudante permaneça mais no campus. Ao permanecer mais no Campus, com certeza [o aluno] qualifica seu processo de estudo, de envolvimento com projetos de extensão junto à comunidade, de pesquisa, e de ensino”.

Participaram da cerimônia de inauguração do prédio do RU o prefeito de Dom Pedrito, Lídio Bastos, os acadêmicos Vitor Garcia Stoll, Mayara Arce Cabezudo e Carlos Leonardo Ávila Trindade, o vereador Dionil Pereira representando a presidência da Câmara, além de pró-reitores, diretores dos demais campi, conselheiros do Conselho Universitário (que estava reunido em Dom Pedrito), e professores, técnicos e discentes de Dom Pedrito e outras unidades da Unipampa.

Aline Reinhardt – Ascom Unipampa