UNIR inaugura novas instalações

A reitora da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, realizou hoje de manhã, dia 3 de maio, três inaugurações no campus de Porto Velho. O primeiro espaço entregue à comunidade acadêmica foi o Centro de Práticas Esportivas (CEPEU) do Departamento de Educação Física (DEF), em seguida o prédio do curso de Psicologia e, por fim, o bloco de laboratórios do curso de Engenharia Civil.
As inaugurações simbolizam o encerramento da gestão da professora Berenice Tourinho que, juntamente com a sua equipe, preocupou-se não apenas em realizar obras, mas em resgatar a Instituição do momento de crise pelo qual ela passava. Esta é a visão do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) e reitor eleito pela comunidade acadêmica em consulta realizada recentemente, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott.
“A expressão maior da sua gestão são, sem dúvida, os prédios inaugurados, as obras entregues e o resgate da Instituição. Isso é uma enorme satisfação para cada um de nós que fez parte desta equipe”, disse ele complementando que “uma universidade nunca está conclusa” e que já se sente na obrigação de dar continuidade aos bons feitos dessa gestão. “Fazendo uma retrospectiva desses quatro anos eu vejo que fizemos muito, mas como a universidade é uma obra em constante construção, ainda falta muito”, concluiu.
Também prestigiaram as inaugurações os pró-reitores, diretores de núcleo, chefes de departamento, professores, técnicos e alunos da UNIR.
Centro de Práticas Esportivas
O prédio do CEPEU foi, na verdade, reinaugurado, pois a estrutura já existia, mas precisava de reforma e adequação para atender dignamente às necessidades de ensino, pesquisa e extensão. O CEPEU possui dois espaços distintos para atividades, a “Sala de Espelhos”, que pode ser utilizada tanto para aulas de dança como para artes marciais, e a “Sala de Ginástica”. Agora recuperado e totalmente climatizado proporcionará mais conforto aos usuários.
Conforme o professor doutor Célio Borges, chefe do DEF, o CEPEU é um espaço multiuso que atende também aos cursos de Artes, Música, Pedagogia e Psicologia. Na opinião do professor, a devolução deste espaço para a comunidade acadêmica e em boas condições de utilização é uma conquista do departamento e da gestão da professora Berenice que se empenhou em recuperar o Centro de Práticas Esportivas.
A reitora afirmou que retomar as atividades culturais e a prática esportiva na Universidade eram grandes objetivos de sua gestão, o que ela conseguiu colocar em prática através da inauguração do bloco de Educação Física, em meados da gestão, e finaliza agora com a reinauguração do CEPEU. Tourinho declarou-se muito feliz por saber que toda a comunidade acadêmica poderá usufruir desse espaço.
A atual coordenadora do CEPEU é a professora doutora Tatiane Teixeira, que foi contratada há um ano e é ex-aluna do curso de Educação Física da Instituição. Tatiane lembrou que em sua época de aluna a estrutura precária do Centro impossibilitava a realização de atividades no local. Por esse motivo, ela agradeceu à atual gestão e aos professores do DEF, pois os novos alunos e a comunidade acadêmica em geral poderão usufruir de mais essa estrutura.
“Hoje o CEPEU atende às atividades de ensino, mas queremos que ele se torne um local para que a comunidade acadêmica possa fazer atividades físicas e promover a melhoria da qualidade de vida e da saúde em geral. Para isso, pretendemos colocar atividades de dança, de artes marciais, ginástica e musculação. Além disso, transformá-lo de fato num ambiente que possibilite as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, explicou a professora.
Bloco de Psicologia
O prédio de Psicologia inaugurado esta manhã é uma obra antiga da UNIR que a atual gestão conseguiu finalizar, conforme lembrou o diretor do Núcleo de Saúde (NUSAU), professor doutor Juliano Cedaro. Entre os principais benefícios ele destaca o auditório, que poderá ser utilizado por todos os interessados, as salas de aula que não estavam no projeto e foram incluídas, as salas de grupos de pesquisa e as salas de professores que poderão ser compartilhadas por até três pessoas para planejamento de aula e outras atividades.
Segundo o chefe do Departamento de Psicologia, professor doutor Paulo Calheiros, durante essa gestão houve uma série de acontecimentos que possibilitaram a ascensão do curso de Psicologia da UNIR, entre os quais a inauguração do novo bloco. O professor disse que “o apoio da Reitoria foi fundamental para o avanço da Psicologia” e que em contrapartida “temos professores e alunos mais motivados e preocupados com o futuro, o que nos permite dar continuidade ao trabalho e seguir bem no caminho”.
A reitora Berenice Tourinho finalizou a segunda inauguração dizendo que o mérito é de toda a equipe que trabalhou para a recuperação, adequação e finalização da obra.
A estrutura completa do bloco de três pisos possui 1.343,89 m² e é composta por: auditório, sala de reunião, sala de apoio, nove salas de professores/orientação, quatro laboratórios de pesquisa, duas salas para coordenação de mestrado, três salas de aula para mestrado, copa e seis banheiros.
A última inauguração desta terça-feira foi o bloco de laboratórios do curso de Engenharia Civil. O prédio possui 1.491,60 m² com 12 laboratórios, cinco salas de professores, uma sala de aula e quatro salas para estudo e pesquisa.
Em seu discurso, a professora Berenice Tourinho agradeceu a todos os professores e alunos que ajudaram a concluir a obra, em especial a dedicação do ex-diretor do Núcleo de Tecnologia, professor doutor Carlos Alberto Tenório, e do chefe do Departamento de Engenharia Civil, professor mestre Cláudio Luiz do Amaral Santini, que “trabalharam arduamente” em prol deste objetivo.
Laboratórios de Engenharia Civil
A última inauguração desta terça-feira foi o bloco de laboratórios do curso de Engenharia Civil. O prédio possui 1.491,60 m² com 12 laboratórios, cinco salas de professores, uma sala de aula e quatro salas para estudo e pesquisa.
Em seu discurso, a professora Berenice Tourinho agradeceu a todos os professores e alunos que ajudaram a concluir a obra, em especial a dedicação do ex-diretor do Núcleo de Tecnologia, professor doutor Carlos Alberto Tenório, e do chefe do Departamento de Engenharia Civil, professor mestre Cláudio Luiz do Amaral Santini, que “trabalharam arduamente” em prol deste objetivo.
A reitora lembrou mais uma vez sobre a necessidade de ajudar a gestão. “Precisamos romper com a ideia paternalista de achar que só a Reitoria tem que prover. Nós não somos usuários do sistema, somos todos gestores”, disse.
Tourinho encerrou a cerimônia dizendo que o sucesso é fruto do trabalho de muitos e que “precisamos ser gratos aos servidores que se dedicaram a ajudar a gestão e pela coragem de tomar as decisões que precisavam ser tomadas”.