UNIR – Representantes da EBSERH decidem, em avaliação preliminar, pela construção de novo prédio para o Hospital Universitário

Desde setembro de 2012 a gestão superior da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) estabeleceu contatos com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para tratar do Hospital Universitário, sendo a EBSERH, atualmente, a interlocutora oficial do Ministério da Educação (MEC) para tratar da reestruturação dos hospitais universitários em todo o Brasil.

A vinda dos representantes da EBSERH para conhecimento in loco da estrutura destinada ao Hospital Universitário da UNIR foi fundamental para a instituição traçar as metas da retomada do Hospital Universitário, tão essencial para formação dos acadêmicos da área de saúde.

Após vistoriar o prédio com o propósito de avaliar as condições de implantação do Hospital Universitário da UNIR, o diretor de Logística e Infraestrutura Hospitalar da EBSERH, Garibaldi José Cordeiro de Albuquerque, e o engenheiro da EBSERH, Fernando Pereira Silva, se reuniram ontem, 17, com a reitora da UNIR, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, a comissão de implantação do HU, gestores da UNIR, representantes dos acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia, além de representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, convidados pela UNIR para conhecer a posição da EBSERH.

Os engenheiros da EBSERH informaram que, em uma avaliação preliminar, o prédio em questão não está apto a receber um hospital universitário no conceito de hospital universitário exigido pelo MEC, apontando que a área física é inadequada. A comissão indicou a necessidade de ser construído um prédio apropriado para atender a demanda universitária, nos moldes determinados pelo MEC.

“Para que um hospital universitário possa começar a funcionar deve ter entre 100 e 150 leitos, com a perspectiva de aumentar a capacidade para 350 leitos. No caso do prédio da UNIR, a capacidade atingiria 56 leitos, mas não há como expandir a obra, não há espaço para isso”, esclareceu o diretor de Logística e Infraestrutura Hospitalar da EBSERH, Garibaldi José Cordeiro de Albuquerque.

Para a expansão, seria necessário ter uma área maior no entorno. “Um hospital universitário não atende somente as necessidade de saúde básica, mas deve comportar laboratórios e pesquisas científicas. Não há como fazer adaptações no prédio atual”, explicou o engenheiro da EBSERH, Fernando Pereira Silva.

A chefe do Departamento de Medicina, professora Ana Lúcia Escobar, ponderou que o hospital universitário não funciona de forma isolada da rede de saúde, mas depende das condições estruturais para atender a demanda.

Para a reitora da UNIR, é imprescindível resolver o que fazer com a estrutura existente”. “Por isso estamos dialogando com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde para decidir de que maneira poderemos atender a sociedade sem perder o seu objeto precípuo, que é o atendimento à saúde. Ao mesmo tempo, temos que iniciar tratativas junto à EBSERH para a construção do nosso hospital universitário nos moldes preconizados pelo MEC”, informou Berenice Tourinho.

Durante a reunião, algumas propostas foram levantadas, como utilizar o prédio para alocar, por exemplo, centros especializados de ortopedia e oncologia, ou atendimento de urgência e emergência, em parceria com os governos estadual e municipal, alinhando os objetivos interinstitucionais com o intuito de atender a promoção da saúde no Estado.

Ascom UNIR

is an unconventional Philip K
watch game of thrones online free wsj affirms marx is back popular

House Of Pearl Guide To The South Sea Pearl Necklace
free games online I bet the leopards even volunteered to be draped around that body

Important Facebook privacy settings you need to check
cheap prom dresses The sheath styled dress

Dresses Suiting Women Over 40
cheap flights let me wear normal bras and do not have plunging necklines

Samsung CEO Sneers At Rumors Of Acquiring HP Division
free online games It’s not necessary to buy every fashion magazine

Get a Good Start With Flying Rc Cessna 182
jeux fr a history regarding urban accessories

The 5 Most Pointlessly Women
ballkleider or are these getting more and more abstract

How to Become a Teen Model
cool math No witch hunting or incitement to witch hunt