UNIR sedia Fórum de Educação à Distância

Nos dias 04 e 05 de outubro, no auditório da Diretoria De Educação à Distância (Dired) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, foi realizado o FÓRUM DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: Institucionalizando a EAD na UNIR.

Na abertura do evento, participaram da mesa de honra o reitor da UNIR, professor Ari Miguel Teixeira Ott, o diretor da Dired/UNIR, professor Vasco Pinto da Silva, o vice-diretor de ensino à distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor Luís Alberto Rocha de Lira e a professora da Universidade de Brasília (UNB) e coordenadora geral de expansão, gestão e planejamento da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), professora Nara Maria Pimentel.

Durante o desenvolvimento do Fórum os próximos caminhos da educação à distância foram discutidos em palestras, grupos de trabalho (GTs) e Sessão Plenária de Aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Educação à Distância na Dired/UNIR.

De 1º a 6 de outubro foi desenvolvido o 5º momento presencial do Programa de Formação em Governança Territorial Indígena (PFGTI – Rondônia-Brasil). O evento propiciou a troca de experiências entre os povos da Terra Indígena Rio Branco e os povos Huni Kui e Shanenawá, do Acre.

O Programa de Formação em Governança Territorial Indígena está acontecendo na Terra Indígena Rio Branco, desde março de 2018, contando com a participação de 32 povos Makurap, Tupari, Aruá, Kampé, Djoromitxí, Kanoê, e tem como objetivo construir espaços de discussões sobre Governança Territorial Indígena. Apoiam o programa a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) e dos Departamentos de Engenharia Florestal e História, do Campus de Rolim de Moura, e do Departamento Intercultural, do Campus de Ji-Paraná, a Associação Indígena Doa Txató, Forest Trends e Ecoporé.

A 5ª etapa do Programa de Formação em Governança Territorial Indígena aconteceu na Aldeia São Luis, na Terra Indígena Rio Branco, em Alta Floresta D’Oeste – Ro e os temas compartilhados perpaçam pela governança Comunal e Territorial e Mudanças Climáticas no Planeta Terra. A troca de experiências contou com a participação de Antonio Bane Huni Kui, da Terra Indígena Nova Olinda, e de Ismael Shanenawa, da Terra Indígena Katukina/Kaxinawa, ambas localizadas no estado do Acre.

Antonio e Ismael são Agentes Agroflorestais Indígenas, com formação na área a partir do curso da Comissão Pró-Índio, do Acre. O intercambio promoveu muitas trocas de conhecimento e informação em várias perspectivas, entre elas medicina tradicional, produção de arte ofício como, por exemplo, uma poltrona de Cipó, produzida durante a experiência, Sistemas Agroflorestais e Governança Territorial e Comunal.

O sexto e último momento presencial da formação em Governança Territorial Indígena já está programado para o período de 24 de novembro a 02 de dezembro de 2018.