UNIR sedia reunião do projeto Redecomep Porto Velho

Foi realizado no dia 13 de março, na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), reunião que marcou o início do projeto Redecomep Porto Velho. Neste encontro, o cronograma e a estrutura de rede metropolitana que será implantada na capital foram apresentados pelo coordenador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Marco Aurélio Montoro.

Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenada pela RNP, que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença (POP/RO) da RNP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas próprias, voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua autossustentação.

Em Porto Velho, o projeto possui 11 parceiros: UNIR, Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/RO), Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro/RO), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Hospital de Base Ary Pinheiro, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RO), Prefeitura de Porto Velho e Eletrobrás Distribuição Rondônia.

Participaram da reunião o gerente do projeto Frederico Freitas e o engenheiro Douglas Brito, ambos da empresa RNP; o diretor da empresa Ômega, Valmir; além de representantes de diferentes instituições: Márcio Bruno, André Luiz de Souza, Gelson Barros, da UNIR; Ednaldo Teixeira, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz); Antônio Carlos, da Embrapa; Agilton Damão, do Ipem/RO; Renato Almeida, da Eletrobrás/RO; Apolônio Júnior, Gabriel Felismino e Maiza Martorole, do Censipam; Edgar Romeo e Marco Luiz Quadros, do CPRM; Jhordano Malacarne e Joilson Dantas, do Ifro e Cláudia Nascimento e Robert Adan, do Pop/RO.

Segundo o diretor de tecnologia da informação da UNIR, Márcio Bruno, “será um grande salto tecnológico para o desenvolvimento da região e mais uma vez a Universidade está cumprindo o seu papel.”

ASCOM/UNIR