Univasf articula parceria para o Projeto Consultórios Itinerantes

Os dirigentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), reitor Julianeli Tolentino de Lima e vice-reitor Telio Nobre Leite receberam o prefeito de Petrolina (PE), Julio Lossio, para reunião sobre a viabilidade de mais uma parceria com o município. O encontro realizado na última segunda-feira (29/02), no Gabinete da Reitoria, teve como pauta o projeto do Governo Federal Consultórios Itinerantes, vinculado aos Ministérios da Saúde e da Educação e apoiado pela Univasf, na região. O objetivo é levar, gratuitamente, atendimento oftalmológico e odontológico a crianças de escolas públicas no âmbito dos programas Brasil Alfabetizado e Saúde na Escola.

Os gestores avaliaram a possibilidade de execução do projeto em unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME). “Eu vejo uma perspectiva muito boa, a proposta de levarmos os consultórios itinerantes para as UPAs ou para as AMEs, uma vez que são ambientes que proveem espaço para a sua instalação”, observou Julianeli Tolentino. A proposta também foi avaliada por membros da equipe do Hospital Universitário (HU-Univasf) que participaram do encontro. Estiveram presentes o gerente de Ensino e Pesquisa, Ricardo Santana; o chefe da Unidade de Planejamento, Thiago Magalhães e o gerente Administrativo, Ronald Mendes.

Outras iniciativas planejadas envolvem provimento de recursos humanos que viabilize a contração de profissionais para atendimento à respectiva demanda. “Nós estamos iniciando, através da Fundação Banco de Olhos, um curso de especialização em Oftalmologia, então nós vamos ter especializandos que devem caminhar para uma parceria de residência com a universidade e que estarão disponíveis para fazer este atendimento”, disse Julio Lossio. Já na área de Odontologia, a perspectiva é que profissionais vinculados à rede de saúde do município atuem no projeto. Além disso, a ideia é estender as ações dos consultórios itinerantes a todas as escolas públicas municipais.

“A Univasf é uma grande colaboradora do município e entendemos também que o município é um grande colaborador da universidade, uma relação recíproca de colaboração, frisou o prefeito”. De acordo com a equipe do HU-Univasf, a minuta do termo de cooperação que está sendo elaborada deverá tramitar junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A estimativa é concluir o processo até o próximo mês de abril para inicio das atividades.

A Univasf dispõe de oito consultórios oftalmológicos e odontológicos, instalados em quatro contêineres equipados para procedimentos de baixa complexidade nas respectivas especialidades, englobando infraestrutura para a realização de consultas e suprimento de insumos. Os primeiros atendimentos nas unidades móveis foram realizados em uma ação pioneira da Univasf no âmbito do projeto Consultórios Itinerantes, mediante parceria com a Prefeitura de Juazeiro (BA), em 2013.

Klene Barreto de Aquino – Universidade Federal do Vale do São Francisco