Univasf – Seminário em Paulo Afonso abre discussões para subsidiar a elaboração do PPC de Medicina

Representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Ministério da Educação (MEC) estarão nesta quarta-feira (13) em Paulo Afonso (BA) em uma ação conjunta para conhecer a rede de atenção básica de saúde local. A iniciativa atende ao projeto de implantação do curso de Medicina no município, previsto para o segundo semestre de 2014 com a abertura do sexto campus da Univasf, o terceiro no estado da Bahia. O Seminário Retrato da Rede Básica de Saúde de Paulo Afonso e Região, evento organizado pela Assessoria Especial da Reitoria, através da Coordenação de Apoio à Implantação do Campus de Paulo Afonso, tem o intuito de conhecer as demandas do setor de saúde pública local para subsidiar a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O evento será realizado no Centro de Formação Profissional, das 8h. às 13h.

As atividades serão compartilhadas pelos representantes das instituições promotoras e convidadas, entre as quais, Secretaria do Estado da Bahia (Sesab) e Secretarias Municipais de Saúde das nove cidades que compõem o polo da Microrregião Norte baiana e outras três cidades do entorno, de Pernambuco e Alagoas, envolvendo a participação de autoridades do setor de saúde e respectivas equipes técnicas. O evento conta ainda com apoio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), instituição parceira da Univasf para a implantação do campus de Paulo Afonso. A Chesf doou o terreno onde será edificado o campus e tem atuado como uma das principais articuladoras, juntamente com a Prefeitura Municipal, para a viabilização do projeto de expansão da Univasf no município.

Neste seminário, O MEC será representado pelos professores Paulo Marcondes Carvalho Junior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Luciana Branco da Motta, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Paulo é doutor em Engenharia Biomédica e Luciana, doutora em Saúde Coletiva. Eles falarão sobre as exigências do MEC para novos cursos de Medicina. Integram ainda a comitiva do evento o pró-reitor de Ensino da Univasf, Leonardo Sampaio que explanará sobre o PPC, concursos para docentes e técnicos, e o secretário de Saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinicius da Silva que fará exposição sobre Mapeamento da Rede Básica de Saúde local. Todos os temas abordados também serão debatidos, através de Grupos de Trabalhos (GTs), programados para o mesmo dia.

De acordo com o coordenador de Apoio à Implantação do Campus de Paulo Afonso, o servidor da Univasf Ronald Mendes, a iniciativa responde às diretrizes do MEC para formação de banco de dados que deverá nortear a elaboração do PPC, o qual será construído com base em conceitos pedagógicos atuais, denominados Metodologia Ativa de Ensino. Segundo a proposta do governo, o objetivo é que os estudantes de Medicina adquiram competências para atuar nos municípios onde estão cursando a graduação. O projeto também visa à fixação dos médicos formados nessas regiões para organização e estruturação dos serviços públicos de saúde. Conforme explica Ronald Mendes, o projeto também deverá impactar as ações de registro e mapeamento do perfil epidemiológico dos municípios para a promoção de atendimento mais direcionado. Nesta perspectiva, a criação de programas de Residências Médicas também deverá levar em conta as doenças mais prevalentes das respectivas populações.

 

Texto: Klene Barreto de Aquino – Ascom Univasf

 

 

Night Out at International Plaza September 8
watch game of thrones online free Proactive people tent to be more successful in their career

Nike Jordan 1 Flight Low Basketball Shoes Review
free games online What Are the Benefits of the Hot

5 Ridiculous Modern Fashions With Badass Historical Origins
cheap bridesmaid dresses so visit every day and see what is new

How to Replace a Casio Watch Battery
cheap flights Every men should wear a shirt

Merge Multiple Calendars In Outlook With External Software Tool
forever 21 I leaving the industry

How to Compare Staple Sizes
kleider style not everyone the game

7 Tips For Building Your Biz Through Viral Video Marketing
ballkleider It’s a huge event

proves creating a brand is not easy
games As a fashion designer fresh out of college