Universidade de Cambridge passa Harvard em lista das melhores universidades do mundo; USP e Unicamp estão entre as 300 primeiras

A Universidade de Cambridge, na Inglaterra, foi eleita a melhor do mundo em 2010, segundo lista elaborada pelo conselho acadêmico QS, entidade que avalia a qualidade dos centros de educação superior. Cambridge destronou Harvard, tornando-se na primeira instituição britânica a liderar o ranking criado em 2004.

A sétima edição do ranking foi publicada nesta quarta-feira (8) no site www.topuniversities.com , e pela primeira vez a liderança não ficou com uma universidade americana. A classificação foi elaborada a partir de votos de 15 mil acadêmicos de todo o mundo.

Em terceiro lugar ficou a Universidade americana de Yale, na terceira posição, e a britânica University College London, em quarto.

O Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, sigla em inglês) subiu do nono para o quinto posto, o que reflete, segundo o QS, a força e crescente prestígio das universidades especializadas em tecnologia.

A lista das dez melhores é completada pela Universidade de Oxford, o Imperial College de Londres (ambas britânicas), a Universidade de Chicago, o Instituto Tecnológico da Califórnia (Calitech) e a Universidade de Princeton (estas três dos EUA), nesta ordem.

A Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), na Cidade do México, é a melhor universidade da América Latina, apesar de ter caído no ranking mundial e saído da lista das 200 melhores. O Brasil tem duas universidades entre as top 300: Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para a elaboração da lista, a empresa de aconselhamento de carreiras QS tem em conta factores como a reputação da universidade, a investigação que produz ou a facilidade com que os seus alunos se empregam.

As 10 melhores universidades do mundo

1ª University of Cambridge Reino Unido
2ª Harvard University EUA
3ª Yale University EUA
4ª UCL (University College London) Reino Unido
5ª Massachusetts Institute of Technology (MIT) EUA
6ª University of Oxford Reino Unido
7ª Imperial College London Reino Unido
8ª University of Chicago EUA
9ª California Institute of Technology (Caltech) EUA
10ª Princeton University EUA
As cinco melhores da América Latina
222ª Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM) México
253ª Universidade de São Paulo Brasil
292ª Universidade Estadual de Campinas Brasil
326ª Universidade de Buenos Aires Argentina
331ª Pontificia Universidade Católica de Chile Chile