Universidade deve formar o professor

O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou nesta terça-feira, 2, o papel da universidade pública na formação do magistério. No painel sobre educação do seminário O Brasil que Queremos Ser, comemorativo dos 40 anos da revista Veja, Haddad lembrou que as universidades federais assumiram a tarefa da formação de professores. “Infelizmente, algumas instituições sem tradição executavam uma tarefa que deveria ser nossa”, disse o ministro, em São Paulo.

Entre outras iniciativas do Ministério da Educação para a valorização do  magistério estão a fixação do piso nacional do professor em R$ 950 e a implementação de diretrizes de carreira. “Os próprios professores são os primeiros a identificar problemas em sua formação. Para eles, a prioridade não é o salário, mas a formação”, afirmou Haddad.

A valorização do professor, de acordo com o ministro, é um dos aspectos capazes de possibilitar a organização do sistema educacional brasileiro. Segundo Haddad, o conjunto de variáveis inclui a transparência na gestão da educação, o financiamento adequado e a avaliação sistemática. “Temos de fazer com que a sociedade incorpore a educação como valor, assim como incorporou a democracia. Educação de qualidade só se consolida como mudança cultural.”

Investir em educação mais do que a média de outros países é um dos objetivos do MEC. O ministro ressaltou que a proposta é o investimento de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação — a média internacional é de 4%.