Universidade Federal de Viçosa completa 88 anos

A Universidade Federal de Viçosa (MG) reserva uma das datas mais importantes, a do seu aniversário, para agradecer àqueles que se dedicam durante anos à construção da sua história: professores e técnicos administrativos. Este ano, a tradicional sessão solene do dia 28 de agosto, que comemorou os 88 anos da UFV, homenageou 69 funcionários que se destacam em suas áreas de atuação e que se dedicaram há 25 e 30 anos em benefício da instituição e da sociedade.

Para iniciar o evento, foi exibido um vídeo com imagens aéreas dos três campi da instituição. O registro dos prédios antigos e novos e de algumas das atividades neles desenvolvidas foi uma maneira encontrada pela Universidade para mostrar a sua constante renovação com o objetivo de crescer cada vez mais, em número e qualidade. E esse desenvolvimento, de acordo com a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, é resultado da dedicação dos funcionários e um dos motivos das homenagens da noite. “Uma palavra que devemos trazer sempre conosco é ‘agradecimento’. Hoje, completamos 88 anos porque muitos contribuíram para isso”, disse.

As primeiras homenagens da noite foram para os funcionários que se destacaram em suas áreas de atuação. Neste ano, a Medalha Peter Henry Rolfs do Mérito em Ensino foi entregue, pela reitora, ao professor do Departamento de Física Oderli de Aguiar. A medalha do Mérito em Pesquisa foi atribuída ao professor do Departamento de Biologia Geral José Eduardo Serrão e a do Mérito em Extensão, ao professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular João Paulo Viana Leite. A agraciada com a Medalha Peter Henry Rolfs do Mérito Administrativo foi a técnica Terezinha de Castro Fontes (Tedinha), que atua no Departamento de Economia Rural. Os homenageados com a honrarias, uma das maiores concedidas pela Universidade, transmitiram para o público suas emoções, motivações e realizações que os levaram a se destacar.

Medalhas Bello Lisboa e José Valentino da Cruz


Entre os que se dedicaram efetivamente e em tempo integral à UFV por 25 anos – além de terem comportamento exemplar e progredido, por méritos próprios, na hierarquia da carreira do magistério superior –, estiveram 20 professores, que receberam medalhas Bello Lisboa. Eles foram representados pela professora do Departamento de Economia Doméstica Maria de Lourdes Mattos Barreto, que discorreu sobre a trajetória docente por meio de citações de escritores diversos, como Rubem Alves: “havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, um jardim aparecerá. Mas havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde, ele desaparecerá. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõe. O que faz a UFV somos nós, a comunidade universitária. À UFV, agradecemos a oportunidade da realização profissional e pessoal, por ter nos dado um jardim para cuidar, para plantar nossas esperanças, nossos sonhos, nossas realizações e nossas utopias”.

As medalhas José Valentino da Cruz homenagearam 41 técnicos administrativos com 30 anos de serviço e quatro técnicas com 25 anos de serviço. Quem falou em nome deles foi Eduardo Jaime Quiros Batres, que lembrou a dedicação de todos os colegas durante os 88 anos que fizeram da UFV uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente. “Estudar, saber, agir e vencer é uma forma de vida, que exige vontade para se preparar, saber o que pode ser feito e, posteriormente, agir adequadamente. A vitória é consequência natural”, destacou.

A professora Nilda ainda comentou sobre algumas mudanças sofridas pela UFV dentro desses 30 anos e destacou a atuação multicampi e os mais de 20 mil estudantes, 1.200 professores, 2.500 técnicos administrativos e mil terceirizados. “Essa grande família constrói a história da UFV. E a instituição entende a importância de cada um”. A sessão solene terminou com um bolo, que foi servido para todos os participantes.

O evento e as homenagens também foram prestigiadas pelo vice-reitor Demetrius David da Silva; secretário de Órgãos Colegiados, Afonso Lima; pró-reitores e diretores de centros de ciências; prefeito Celito Sari; vice-presidente da Câmara Municipal de Viçosa, vereadora Marilange Santana Pinto Coelho; diretora do Fórum Presidente Arthur Bernardes e Juíza de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Viçosa, Adriana Fonseca Barbosa Mendes; outros convidados e integrantes da comunidade universitária.

Além da Sessão Solene, vários eventos foram realizados para comemorar os 88 anos da Universidade, dentre eles a apresentação da Banda Sinfônica da Marinha e a 7ª edição do circuito Vijazz e blues.

 Vídeo comemorativo

As imagens do vídeo exibido no início do evento foram realizadas por uma câmera conectada a umdrone – veículo aéreo não tripulado, controlado a distância por meios eletrônicos e computacionais. Ele foi produzido com o apoio da Coordenadoria de Comunicação Social e está disponível no canal no YouTube.

Ascom UFV

Can someone help me find these shoes
watch game of thrones online free I’m not really showing that much

How to Make Cyndi Lauper Halloween Costumes
free games online and began making his light weight Trench coats

precious gemstones for pieces of handmade jewellery
cheap prom dresses You can devise a lot of ways to do this

How to Start a Fashion Show
cheapest flights layering over period clothing if you wish or going pure fetish

Christian MBA Program Helps Students Keep Faith in Their Careers
jeux fr use the excess cloth to wrap the turban the other way

Fashion Tips for Pregnant Women
kleider developer bernadette partnership

Shopping Online for Plus Size Evening Dresses
ballkleider 50 Printable Pumpkin Carving Templates

SOA Patterns with BizTalk Server 2009
cool math 6 million but increased as a percentage of sales to 10