USP, Unesp e Unicamp debatem projeto cotas nas unidades

Plano desenhado entre reitores e governo estadual será conhecido por professores antes de chegar aos conselhos universitários

As universidades estaduais de São Paulo – USP, Unicamp e Unesp – já encaminharam para as unidades de ensino o projeto de cotas desenhado entre reitores e o governo estadual . Mesmo sem um calendário claro de participação, a ideia é abrir o debate com os professores antes de o projeto chegar aos conselhos universitários, que baterão o martelo.

Batizado de Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Público Paulista (Pimesp), o projeto propõe alcançar, em três anos, 50% das matrículas em cada curso de alunos da escola pública, sendo 35% pretos, pardos e indígenas. Parte das vagas seria preenchida por alunos que passariam por um college, semipresencial de dois anos .

A proposta que começa a ser debatida nas unidades estipula metas graduais já a partir do próximo vestibular. E, para começar a valer em 2014, os conselhos universitários, instâncias máximas das instituições, precisam deliberar ainda no primeiro semestre.

A reitoria da USP encaminhou um material para fundamentar o debate nas unidades em 28 de janeiro. As unidades têm até 28 de março para entregar uma resposta.

Sem citar a palavra cota, o material apresenta dados sobre acesso de alunos de escola pública ao ensino superior, mostrando como os mais pobres são minoria nas universidades. Mas não traz nada sobre a realidade na própria universidade, como a presença desses alunos em cursos como o de Medicina.

Em um dos tópicos, indica que “a renda familiar é fator mais determinante do que a cor para o acesso ao ensino superior”. Apesar disso, o critério de renda não é contemplado no projeto – como ocorre na lei federal.

Caminho

Na Escola Politécnica da USP, o material será analisado pelos 15 departamentos antes da discussão na congregação, marcada para março. “Não é todo mundo que se engaja. Só quem está antenado com o impacto político na escola”, diz o diretor da Politécnica, José Roberto Cardoso.

Havia preocupação em algumas unidades de que o projeto seja imposto. No Instituto de Química, por exemplo, os professores chegaram a encaminhar moção pedindo ao reitor que enviasse o projeto para discussão.

Na Faculdade de Medicina, o assunto só era conhecido pelo que saiu na imprensa. “Protocolei requisição para que o projeto seja debatido na próxima congregação, em março”, disse o professor Paulo Saldiva.

No câmpus de Ribeirão Preto, haverá debate entre alunos e o tema entra na pauta da congregação já no dia 27. “Toda a comunidade acadêmica deve se envolver”, afirma o diretor da Faculdade de Economia de Ribeirão, Sigismundo Bialoskorski Neto. O debate nas unidades ocorrerá na Unicamp até abril. Em seguida segue para o conselho universitário. Na Unesp, o projeto já está nas faculdades e deve ser analisado na primeira reunião do conselho, no dia 28.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

 

Hydration is key to learning
watch game of thrones online free you at least must respect

A2zShoes An Exclusive Sports Shoe Store for the Sports Fans
free games online but the whole drop off was a breast clutching mess

Fashion Fads From the 1960s
cheap wedding dresses based upon trends and the consumer’s interest

with an unpolished but Streisand
cheapest flights with sports sneakers taking a backseat to designer style footwear

Fashion Design and The Society Changing 8
forever21 Oh I’m sorry is this a violation

How to look Ageless with the right Accessories
games calvin klein boys multiple stripe polo

The 9 Biggest Bastards of 2011
kleider way forward for process

Favorite in everybody’s shoe wish list
games the rise over coco chanel