UTFPR conquista mais um Prêmio Petrobras de Tecnologia

A UTFPR conquistou mais um Prêmio Petrobras e Tecnologia, considerado o mais importante da área petrolífera no Brasil, em sua sexta edição (2012-2013). O projeto “Desenvolvimento do Protótipo de um Robô para Inspeção de Cordões de Solda em Superfícies Metálicas Verticais“, desenvolvido pelo bolsista de graduação de Engenharia Mecânica Anderson Rovani com orientação do professor Carlos Cziulik foi premiado na Categoria Tecnologia de Segurança de Processos, uma das nove temáticas do Prêmio. O resultado oficial foi divulgado na última terça-feira, dia 18.

O trabalho apresenta o desenvolvimento do protótipo de um robô para a realização de inspeções em cordões de solda de equipamentos utilizados na indústria de Óleo & Gás. Segundo a pesquisa, a inspeção dos cordões de solda – área que fica na junção de placas de diferentes materiais – pode ser inviabilizada pela dificuldade de acesso ao local de inspeção ou por oferecer riscos de acidente ao inspetor.

O produto final do projeto, desenvolvido pelo Departamento de Mecânica (DAMEC) em parceria com o Curso de Pós-Graduação em Eletrônica e Informática Industrial (CPGEI) da UTFPR, é um dispositivo capaz de se conectar e mover-se em superfícies metálicas verticais, possibilitando que sejam embarcados diversos tipos de métodos de inspeção. Entre os benefícios do protótipo funcional, estão: redução do nível de desgaste dos inspetores de equipamentos, ampliação da segurança dos inspetores, redução do tempo de realização das inspeções e maior confiabilidade aos dados recolhidos.

Em cinco edições do Prêmio Petrobrás Tecnologia, mais de 2.000 trabalhos foram inscritos; destes, mais de 122 foram premiados. A UTFPR participou de todas as edições do evento e já havia conquistado outros cinco prêmios, sendo dois projetos de doutorado, dois de mestrado e um de graduação. O objetivo do Prêmio é desenvolver uma cadeia de conhecimentos que contribua para que o Brasil se destaque no cenário internacional da indústria de petróleo, gás e energia.

 

Ascom UTFPR

 

 

 

Dallas Latino Fashion Week 2014 at Sisu Uptown Resort
watch game of thrones online free when dealing with trendy

How To Make A Tin Cup Necklace
cheap wedding dresses Dubai is the center of fashion and haute hauteFashionably elegant

The Benefits of Wearing Women’s Sneakers
cheap flights Especially if they are being bought for work

the role of the career guidance counsellor
onlinegames In the software you will need to trace the outline of each panel

When Is it Proper to Wear a Seersucker Suit
jeu gratuit and her identity was

Selita Ebanks in an edgy gladiator
kleider providing more dresses

Offering You a Happy Purchase
ballkleider I used my own jewelry

How to Compare Staple Sizes
games and the good news is you don’t have to