UTFPR e USC discutem dupla diplomação para cursos de graduação

Os diretores de Graduação e Educação Profissional dos câmpus Dois Vizinhos, Pato Branco e Ponta Grossa estiveram no Campus de Lugo da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Galícia (Espanha), no dia 23 de novembro, para discutir um acordo de dupla diplomação para os cursos de Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia Florestal. A assinatura do acordo deverá ocorrer no primeiro semestre do ano que vem, após a formatação do modelo do documento e a definição das equivalências de disciplinas pelos colegiados dos cursos envolvidos.

Durante a visita ao Campus de Lugo da UCS, também conhecido como Campus Terra, os professores Fabiani Miranda (Dois Vizinhos), Nilvânia Aparecida de Mello (Pato Branco) e Lourival de Góis (Ponta Grossa) foram recepcionados, no período da manhã, por representantes da instituição espanhola. O vice-reitor de Coordenação do Campus, Javier Bueno, o diretor da Escola Politécnica Superior (EPS) de Engenharia, Tomás Cuesta, e o assessor para a internacionalização da oferta de ensino da USC, Héctor Rodríguez Martínez, participaram do primeiro encontro com a delegação brasileira.

No período da tarde, os professores da UTFPR estiveram em uma reunião de trabalho com os coordenadores dos cursos de graduação em Engenharia Civil, Carlos Núñez Temes, em Engenharia Agrícola e de Alimentos, Adolfo López Fabal, e em Engenharia Florestal e de Meio Ambiente, Guillermo Riesco, e com o coordenador do Mestrado em Engenharia Florestal da USC, Juan Gabriel Álvarez. O diretor da EPS Tomás Cuesta também participou do encontro durante o qual foram delineados detalhes do acordo.

As discussões envolveram duas possibilidades para que o aluno da UTFPR obtenha, além do diploma da graduação que cursa na Universidade Tecnológica, um diploma da instituição espanhola. Uma primeira opção seria obter dois diplomas de graduação, após realizar um ano de estudos na EPS de Engenharia do Campus Terra da USC. A segunda seria obter, após um ano e meio estudando na instituição espanhola, o diploma de graduação da UTFPR e o de mestrado da USC. As negociações envolvem os cursos de Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia Florestal da UTFPR e os de Engenharia Agrícola e de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Florestal e de Meio Ambiente da USC.

Esta não é a primeira vez que a UTFPR e a USC discutem um acordo de cooperação. Em 2013, ocorreram visitas institucionais de ambos os lados e, desde então, estão em vigência um acordo geral e outro específico, de intercâmbio de estudantes entre as duas universidades. Até o momento, a UTFPR já recebeu um aluno da USC e a instituição espanhola recebeu alunos da Universidade Tecnológica tanto na Modalidade Estudantil Internacional (MEI) como pelo Ciência sem Fronteiras.

Fonte: Ascom UTFPR