UTFPR recebe homenagem de 110 anos na Câmara dos Deputados

Sessão solene em homenagem aos 110 anos da UTFPR | Foto: Decom

Na manhã desta terça-feira (8), aconteceu a sessão solene na Câmara dos Deputados para comemorar os 110 anos da UTFPR. Estiveram presentes o reitor Luiz Alberto Pilatti, a vice-reitora Vanessa Ishikawa Rasotto e os deputados federais Aroldo Martins, que propôs a homenagem, além de Gustavo Fruet, Luiza Canziani e Vermelho e outras autoridades.

O reitor da Universidade abriu sua fala com uma indagação. “Estamos em um momento que nos permite perguntar: qual o país que seremos? Seremos meramente um país exportador de commodities ou um que produzirá tecnologia de ponta para o mundo?”, questionou. Então, Pilatti explicou que o Brasil tem as universidades públicas como um de seus diferenciais para mudar essa realidade, ao apontar que elas são responsáveis por 95% do conhecimento científico brasileiro. Inclusive, Pilatti comparou o projeto educacional da UTFPR ao de instituições estrangeiras que adotaram um modelo semelhante.

Na oportunidade, também ressaltou a importância da existência da Instituição.  “Hoje, temos mais de 30 mil alunos. Somos a que mais oferta vagas de engenharia no país, entre as públicas. Somos a que mais deposita patentes e a que dispõe de mais vagas públicas via Sisu. Se o Brasil acreditar nas universidades públicas, teremos resultados expressivos”, concluiu. Da mesma maneira, a vice-reitora exaltou a importância do Ensino. “Nós acreditamos que o investimento na educação, na ciência e na tecnologia faz toda a diferença para que nosso país saia dessa crise”, afirmou Rasotto.

Ainda, Aroldo Martins desenhou um panorama atual da educação no Brasil, em que poucos alunos conseguem dar continuidade aos estudos até a graduação. “Nós precisamos dar atenção a essa questão do Ensino em geral, principalmente para que haja a ascensão do jovem do ensino fundamental ao ensino superior”, disse.

Também houve um relato de Gustavo Fruet sobre a parceria estabelecida com a UTFPR, durante sua gestão na Prefeitura da capital paranaense. “Tivemos a participação dos professores da Universidade no Conselho Municipal de Trânsito. Assim, Curitiba foi pioneira na Via Calma, no compartilhamento de vias, na implantação da faixa exclusiva e na segurança viária”. Além de exaltar os acordos da Universidade com parceiros internacionais e as ações de empreendedorismo e inovação, o deputado ainda destacou o trabalho dos docentes em conjunto com o município em ações de sustentabilidade urbana.

A deputada Luiza Canziani citou a sua Proposta de Emenda à Constituição, que visa dar mais autonomia para as instituições federais de ensino gerenciarem os recursos próprios.  “Estamos lutando pela aprovação da PEC 24. Ao utilizar receitas próprias, vindas de doações e convênios, as universidades poderão angariar mais verba para pesquisa, abrir novos cursos de pós-graduação e atender as demandas do mercado e receber a contrapartida pelo trabalho”, afirmou.

Confira a solenidade na íntegra no Canal da UTFPR no Youtube.